COVID-19: Aulas suspensas a 30 de Novembro e 7 de Dezembro
Nos dias 30 de Novembro e 7 de Dezembro, vésperas de feriados nacionais, as aulas estão suspensas e haverá tolerância de ponto na função pública, por causa da pandemia de Covid-19. O anúncio foi feito no sábado, 21 de Novembro, pelo primeiro-ministro António Costa.
Para além da suspensão das aulas, também as creches e pré-escolar estarão de portas fechadas nas vésperas dos feriados. Segundo o decreto-lei, agora publicado, que regulamenta a aplicação do estado de emergência decretado pelo Presidente da República, “ficam igualmente suspensas as actividades lectivas e não lectivas e formativas em estabelecimentos de ensino públicos, particulares e cooperativos e do sector social e solidário de educação pré-escolar, básica, secundária e superior e em equipamentos sociais de apoio à primeira infância ou deficiência”.
António Costa, que falava no briefing da reunião do Conselho de Ministros extraordinária que decorreu na sexta-feira, apelou ainda ao sector privado para que suspensa “a sua laboração” com a dispensa de trabalhadores naquelas datas, para que haja “no início de Dezembro quatro dias com risco de circulação reduzido”.
Nestes dois dias, os estabelecimentos comerciais vão encerrar às 15h00 e a administração pública tem tolerância de ponto. Recorde-se que o primeiro-ministro anunciou que a circulação entre concelhos vai ser proibida entre os dias 27 de Novembro e 2 de Dezembro e 4 e 9 de Dezembro.