COVID-19: Câmara da Lourinhã actualiza medidas de prevenção

O Município da Lourinhã actualizou as medidas de combate à pandemia de Covid-19 no concelho. A decisão teve por base o decreto-lei que regulamenta o 13.º Estado de Emergência.

Em comunicado enviado à nossa redacção, o município refere que continua em vigor o atendimento ao munícipe no edifício dos Paços do Concelho através de marcação, bem como outros serviços municipais. Continuam também em funcionamento os Mercados Municipais (da Lourinhã e Praia da Areia Branca), os parques e jardins de gestão municipal, o Parque de Campismo da Praia da Areia Branca e o Estádio Municipal, com circulação condicionada e exclusiva a atletas e equipas técnicas. As cerimónias fúnebres podem realizar-se no interior do cemitério com lotação máxima de 30 pessoas.

Desde segunda-feira que as creches, pré-escolar e 1.º ciclo podem funcionar com normalidade. No entanto, a Escola Básica da Lourinhã vai continuar disponível para acolher os filhos (ou outros dependentes) de profissionais da primeira linha e de serviços essenciais. As actividades relativas à intervenção precoce e necessidades educativas especiais, bem como a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens mantêm-se em funcionamento.

Instalações municipais, como o Pavilhão Polidesportivo, o Pavilhão da Casa do Povo da Lourinhã (onde está instalado o centro de vacinação Covid-19), o Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira, a Galeria Municipal e o Auditório Municipal, os Postos de Turismo da Praia da Areia Branca e da Lourinhã e o Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro continuam encerrados ao público.

Os estabelecimentos de actividades recreativas, de lazer e diversão como discotecas, bares e salões de dança ou de festa, parques de diversões e locais destinados a práticas desportivas de lazer devem permanecer encerrados. O mesmo se aplica a auditórios, cinemas, teatros e salas de concertos, museus, monumentos, palácios e sítios arqueológicos (municipais, públicos ou privados). As escolas de línguas, centros de explicação e escolas de condução (sem prejuízo da realização de provas e exames), a Academia Sénior da Lourinhã e os Centros de Dia e de Convívio para Idosos devem manter-se encerrados. O funcionamento de termas e spas continua a ser proibido.

No que diz respeito a actividades desportivas, apenas podem funcionar instalações desportivas para atletas de alto rendimento e para a prática de actividades desportivas escolares. Campos de futebol, pavilhões de futsal, basquetebol, andebol, voleibol, hóquei em patins e similares, campos de ténis e padel, pistas de patinagem, piscinas, hipódromos e ginásios vão continuar encerrados.

Ao nível da restauração, restaurantes, cafetarias e similares apenas podem funcionar em regime de take-away ou de entrega ao domicílio. Os bares e restaurantes de hotéis também devem manter-se encerrados, podendo funcionar através do room service.

As medidas implementadas pela autarquia vão estar em vigor até 4 de Abril, “sendo sujeitas à avaliação permanente, em articulação com as orientações das autoridades de saúde.”