“É um prazer diário”: já é possível pedir um café ao postigo

Desde segunda-feira que já é possível voltar a pedir um café ao postigo. Um ritual para muitos cidadãos que ficou em stand by, depois de o Governo ter proibido a venda de café ao postigo – e de outras bebidas –, como forma de travar a propagação da Covid-19.

Encontrámos Ana Célia a observar as montras das lojas de comércio da Vila da Lourinhã enquanto disfrutava do seu café, um hábito do qual tinha “muitas saudades”.

Já para Orlando Damião, voltar a beber um café – ainda que ao postigo –, é um o “retomar de um hábito antigo e um prazer diário”.

Sónia Santos e Vânia Jorge fazem uma pausa no trabalho para beberem o primeiro café do dia ao postigo. Sónia diz-nos que do que sente mais falta é de poder beber café numa esplanada.

Já Vânia Jorge, mais do que beber café, sentia saudades do ritual de sair de casa para o fazer e de ver pessoas.

Com o aliviar das restrições, os cabeleireiros, barbeiros e gabinetes de estética puderam retomar a sua actividade. Felicidade – é a palavra que melhor descreve, para Inês Domingos, a sensação de voltar a arranjar as unhas.

Rute Correia é a técnica que trata das unhas de Inês, no Tanja Cabeleireiros. Depois de dois meses sem poder trabalhar, Rute Correia tem já a agenda cheia de marcações.

Enquanto Rute trata das unhas de Inês, Tanja Fonseca trata do cabelo de uma cliente. Para si, retomar o trabalho é “muito gratificante”.

Com a agenda desta semana cheia, Tanja Fonseca conta-nos que os clientes costumavam ligar a perguntar para quando estava prevista a reabertura.

Uma situação semelhante no Lisbon’Style Barbershop Lourinhã, no Centro Comercial do Rossio, onde a agenda desta semana já está completa.

Micael Barros é um dos dois clientes que aproveitou o levantamento das restrições para vir ao barbeiro. Depois de dois meses sem esse tipo de serviços, diz-nos que o retomar é “excelente”.

A abertura de cabeleireiros, barbeiros, manicures e similares e a possibilidade de venda de cafés e bebidas ao postigo está incluída na primeira fase do plano de desconfinamento. O desconfinamento será feito de forma faseada e vai prolongar-se até 3 de Maio.