COVID-19: Câmara de Torres Vedras cria linha telefónica de apoio

A Câmara Municipal de Torres Vedras disponibiliza a partir de hoje, 16 de Março, uma linha telefónica de apoio psicossocial, no âmbito do COVID-19. A linha destina-se a apoiar cidadãos vulneráveis, designadamente em situações de isolamento, doença mental ou carência. O atendimento vai decorrer entre as 10h e as 17h, no dias úteis, através do número 800 200 066.

Para prevenir a propagação do vírus, a autarquia de Torres Vedras encerrou os serviços abertos ao público da Câmara Municipal, os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento, a Promotorres, as Juntas de Freguesia do concelho e Loja do Cidadão.

Num comunicado, o Município de Torres Vedras refere que se mantêm operacionais os serviços de abastecimento de água, saneamento, limpeza urbana e recolha de resíduos. À semelhança da Câmara da Lourinhã, também o Município de Torres Vedras vai alargar o prazo de pagamentos relacionados com os serviços municipais e de coimas à Promotorres.

A Câmara de Torres Vedras, em articulação com os hospitais do concelho, determinou que a SOERAD vai disponibilizar 24 camas para doentes menos graves do Centro Hospitalar do Oeste. Vai ainda ser feito um levantamento do número de ventiladores disponíveis e dos recursos humanos que os operam.

A autarquia, liderada por Carlos Bernardes, decidiu também criar um hospital temporário na Pousada da Juventude de Santa Cruz, que contará com o suporte do Hospital Domiciliário do CHO.

Já o Pavilhão do Sporting Clube de Torres e do Externato de Penafirme vão ser convertidos em hospitais de campanha, cada um com capacidade para 30 camas.

O Município de Torres decretou ainda o fecho de todas as unidades hoteleiras do concelho, bem como o encerramento dos consultórios médicos, clínicas dentárias, clínicas de fisioterapia e outras actividades de saúde e bem-estar, incluindo terapêuticas não convencionais.