COVID-19: em risco muito elevado, Lourinhã recua no desconfinamento

O Concelho da Lourinhã é um dos 33 concelhos do país que está em situação de risco muito elevado da transmissão da Covid-19, recuando para o nível de medidas mais restritivas, anunciou esta tarde o Governo após reunião do Conselho de Ministros. Para além da Lourinhã, estão na zona vermelha outros três municípios do Oeste: Arruda dos Vinhos, Sobral de Monte Agraço e Nazaré.

Com este recuo no desconfinamento, a restauração tem de encerrar às 22h30, com limitação no interior dos restaurantes, cafés e pastelarias a quatro pessoas por grupo, no interior, e a seis pessoas por grupo em esplanadas.

Na Lourinhã, o teletrabalho volta a ser obrigatório (quando as actividades o permitam) e passa a existir a limitação da circulação na via pública, diariamente, entre as 23h e as 5h.

Os espectáculos culturais são permitidos até às 22h30, o comércio a retalho alimentar poderá funcionar até às 21h durante a semana e até às 19h aos fins-de-semana e feriados. Quanto ao comércio a retalho não alimentar e prestação de serviços, pode funcionar até às 21h durante a semana e até às 15h30 aos feriados e fins-de-semana.

Nos ginásios as aulas de grupo passam a ser proibidas e a prática de actividade física ao ar livre fica limita a seis pessoas. A prática de modalidades desportivas de médio risco está autorizada, sem a presença de público. Casamentos e batizados só se podem realizar com 25% da lotação e os eventos em exterior passam a ter diminuição da lotação (a definir pela Direcção-Geral da Saúde).

De acordo com as medidas impostas pelo Governo, as lojas de cidadão podem funcionar com atendimento presencial por marcação.

Quatro concelhos do Oeste em risco elevado

Torres Vedras, Bombarral, Óbidos e Alenquer são os quatro concelhos da Região Oeste que estão em risco elevado de transmissão da Covid-19. No total, são 27 os concelhos do país nesta situação.

À semelhança do que acontece nos concelhos de risco muito elevado, a circulação na via pública passa a estar limitada a partir das 23h e o teletrabalho é também obrigatório. Os casamentos e batizados estão autorizados com 50 % da lotação e a prática de todas as modalidades desportivas é autorizada, mas sem público. Nas lojas do cidadão é também necessária marcação.

Quanto aos restaurantes, cafés e pastelarias podem funcionar até às 22h30. A lotação é limitada a quatro pessoas por grupo no interior e a seis pessoas em esplanadas. Os espectáculos culturais também estão autorizados até às 22h30.

Comer fora ao fim-de-semana? Só com certificado digital ou teste negativo

Para ir comer fora a um restaurante durante o fim-de-semana (nos concelhos de risco elevado ou muito elevado) ou para ir a um hotel ou alojamento local (em qualquer parte do país), os clientes passam a ter de apresentar, obrigatoriamente, um certificado digital ou um teste negativo à Covid-19. No que diz respeito aos restaurantes, a medida só se aplica a refeições no interior, ao jantar de sexta-feira e ao almoço e jantar aos sábados e domingos.

Para Mariana Vieira da Silva, Ministra de Estado e da Presidência, um dos objectivos desta medida é “a normalização do horário de funcionamento dos restaurantes” e “a maximização da segurança, minimizando as restrições”.