COVID-19: GNR deteve oito pessoas pelo crime de desobediência

A GNR já deteve oito pessoas pelo crime de desobediência, desde a entrada em vigor do Estado de Emergência e até às 8h desta segunda-feira, 23 de Março. A operação que está a ser levada a cabo pela Guarda Nacional Republicana tem como objectivo controlar, fiscalizar e vigiar se as medidas impostas pelo Estado de Emergência estão a ser cumpridas.

O caso mais próximo da nossa região aconteceu em Leiria. Num comunicado enviado à nossa redacção, a GNR explica que deteve um homem de 44 anos pelo crime de desobediência no concelho de Marinha Grande. O homem foi constituído arguido e sujeito a termo de identidade e residência.

As outras sete detenções aconteceram em Setúbal (2), Ovar (1), Porto (1), Viseu (1) e Faro (2).

Na nota, a GNR recorda que as medidas de contenção e isolamento podem salvar vidas, sendo o seu objectivo atrasar o mais possível a propagação do vírus, mantendo os hospitais com capacidade de resposta. Dessa forma, a Guarda Nacional Republicana apela para a consciência cívica dos cidadãos para permanecer em recolhimento no seu domicílio.

As medidas impostas pelo estado de emergência estão a ser fiscalizadas pelas forças e serviços de segurança.

Em Portugal, já existem 2060 pessoas infectadas pelo novo coronavírus. De acordo com dados divulgados hoje, 23 de Março, pela Direcção-Geral da Saúde, 201 doentes estão internados. Desses, 47 estão em unidades de cuidados intensivos. O número de vítimas mortais subiu esta segunda-feira para 23. Há registo de nove mortos por COVID-19 no Norte do país, cinco na região Centro, oito na zona de Lisboa e Vale do Tejo e um no Algarve.

Segundo o boletim da DGS, existem ainda 14 doentes que recuperaram da doença.