COVID-19: Lourinhã reforça testagem com abertura de novos centros

Já está em funcionamento o novo Centro de Testagem à Covid-19 na Moita dos Ferreiros. Localizado no Centro de Cultura e Recreio, a infraestrutura resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal, a Junta de Freguesia e a Farmácia Correia Mendes.

O Reguengo Grande e a Lourinhã são outras localidades que vão receber, em breve, novos centros de testagem, revelou à RCL João Serra, vereador na Câmara Municipal da Lourinhã.

A criação de novos centros de testagem no concelho pretende dar resposta às necessidades da população, aumentando a capacidade de rastreio. Para o autarca, a proximidade é algo fundamental.

Dos três novos centros de testagem apenas o da Moita dos Ferreiros já se encontra em funcionamento, com os restantes “a ultimar o processo administrativo” para a sua abertura. Na Lourinhã, o centro de testagem irá funcionar perto da Câmara Municipal, “num local ainda a designar”, e no Reguengo Grande no edifício da Junta de Freguesia. Em cima da mesa está ainda a abertura de um centro de testagem na freguesia de Ribamar.

Os testes realizados vão ser gratuitos, no âmbito do regime excepcional de comparticipação criado pelo Governo. Ao todo, cada cidadão pode realizar quatro testes por mês.

No âmbito desta parceria, a autarquia disponibilizou apoio logístico para a instalação dos centros de testagem, disponibilizando meios técnicos e informáticos e equipamentos de protecção individual. As Juntas de Freguesias ficam responsáveis pelo apoio administrativo.

O Centro de Testagem à Covid-19 da Moita dos Ferreiros funciona de segunda-feira a sábado, das 9h às 12h30 e das 14h às 19h. Aos domingos vai funcionar entre as 9h30 e as 12h30. O agendamento dos testes deve ser feito online, na plataforma Safecheck-in.