Descoberta nova espécie de dinossauro na Lourinhã e em Torres Vedras

Foi descoberta uma nova espécie de dinossauro carnívoro terópode, nas arribas do Concelho da Lourinhã e de Torres Vedras. Os fósseis foram escavados em arribas da Praia de Valmitão, na Lourinhã e na Praia de Cambelas, em Torres Vedras. Os achados dizem respeito a um dinossauro carnívoro, com 145 milhões de anos, pertencente ao Jurássico Superior de Portugal.

A descoberta do ‘Lusovenator santosi’ foi feita por paleontólogos portugueses e espanhóis e publicada numa revista científica sobre paleontologia. A descoberta mostra que “estes animais estavam presentes no hemisfério norte, 20 milhões de anos antes do que indicava o registo conhecido”.

A espécie agora descoberta vem reforçar a tese de que a Península Ibérica é uma “região fundamental para compreender o processo de dispersão deste grupo de animais no hemisfério norte durante o final do Jurássico”.

A identificação da nova espécie amplia a diversidade de dinossauros terópodes conhecidos no Jurássico Superior português, um dos melhores registos fósseis deste período.

O ‘Lusovenator santosi’ foi apelidado em homenagem a José Joaquim dos Santos, um curioso da paleontologia, que, durante mais de 30 anos, descobriu fósseis de dinossauro, guardando-os em casa. Mais tarde, vendeu à Câmara Municipal de Torres Vedras a colecção, que tem vindo a ser estudada por investigadores da Sociedade de História Natural de Torres Vedras.