Dino Parque e Museu da Lourinhã colaboram em Campanha de Escavação Paleontológica

O Museu da Lourinhã e o Dino Parque estão a trabalhar em parceria na mais recente campanha de escavação paleontológica na Costa da Lourinhã. Trata-se de uma investigação que conta com a participação de 22 investigadores e voluntários de nove países, bem como o apoio do Dino Parque Lourinhã, a nível financeiro e preparação laboratorial, e do Museu da Lourinhã através do seu espaço dedicado à escavação no Prep Lab integrado no Dino Parque.

Para Simão MAteus, “a continuidade das campanhas de escavação é essencial para a preservação do património paleontológico que possa vir a ocorrer e para a renovação científica e expositiva da Lourinhã”, o diretor científico do Dino Parque Lourinhã salienta ainda que “entre a descoberta do fóssil e a sua apresentação ao público podem decorrer mais de 10 anos, dependendo da complexidade da sua preparação, estudo e revisão científica”.

Esta escavação permitiu retirar diversos fósseis de vertebrados do Jurássico Superior, nomeadamente vértebras caudais de estegossauro, vértebras de saurópode e parte de um braço de saurópode. Estes fósseis serão agora trabalhados nos laboratórios do Museu da Lourinhã e do Dino Parque, dando início a um processo de análise e estudo, que prevê apresentar resultados em 2026.