Encontros políticos do Chega arrancaram na Lourinhã

Ouvir e debater os temas que preocupam a população dos concelhos de Lourinhã e Torres Vedras esteve entre os objetivos do primeiro encontro de militantes do partido Chega. A iniciativa, promovida pela distrital de Lisboa do partido, decorreu no passado dia 17 de março, na Associação para o Desenvolvimento da Cabeça Gorda.

Com esta iniciativa, a distrital pretende dinamizar as concelhias e “chegar aos militantes”. Para Pedro Pessanha, presidente da distrital de Lisboa e deputado na Assembleia da República, esta é “a altura apropriada” para cativar a militância a nível local.

Presente no encontro, o coordenador concelhio da Lourinhã referiu que este “é o momento para começarmos a pôr as nossas ideias em cima da mesa”.

Paulo Sousa considera que a população ainda não percebeu a essência do partido liderado por André Ventura. O também deputado na Assembleia Municipal da Lourinhã sublinhou que a essência do Chega está na própria palavra.

Paulo Sousa, coordenador concelhio da Lourinhã

A pesca, a agricultura e a saúde foram os temas centrais do encontro de militantes. A subida do preço do pescado – que não se manifesta no aumento do valor pago ao pescador – foi uma das questões abordadas.

Quanto à agricultura, a escassez de água para rega e a falta de mão-de-obra qualificada foram alguns dos problemas apontados pelos empresários do setor que marcaram presença no encontro.

“Cuidados primários não dão resposta à população”

A sobrecarga e pressão hospitalar deve-se, no entender do Chega, à carência dos cuidados primários, “com equipamentos obsoletos e falta de recursos humanos”. Patrícia Almeida, vice-presidente da distrital de Lisboa, considera que devem ser dadas condições de atratividade para que os médicos se fixem no Serviço Nacional de Saúde.

A Lourinhã foi o primeiro concelho do distrito de Lisboa a receber esta iniciativa do Chega. Os encontros políticos voltam ao Oeste no próximo sábado, 25 de março, para um encontro com os militantes de Alenquer, Sobral de Monte Agraço, Cadaval e Azambuja.