‘Costa Encosta’: 20 geossítios para explorar, de forma interativa, no litoral da Lourinhã e Torres Vedras

Agora pode percorrer a costa Oeste, da Praia da Assenta até ao Forte de Paimogo, sem sair de casa. Em ‘Costa Encosta’, o webdocumentário do aspirante Geoparque Oeste, é divulgado o património natural e cultural dos concelho de Lourinhã e Torres Vedras.

Na apresentação do webdocumentário, Miguel Reis Silva, coordenador executivo do aspirante Geoparque Oeste disse-nos que foram documentadas mais de duas horas e meia de histórias, num trabalho que foi desenvolvido durante um ano.

A rota engloba apenas as freguesias do litoral dos concelhos de Lourinhã e Torres Vedras. No entanto, Miguel Reis Silva não descarta o alargamento do projeto a todo o território do aspirante Geoparque Oeste: “Este será, certamente, o início de algo que queremos construir no futuro.”

20 geossítios para explorar

Este é um webdocumentário interativo, acessível através de uma plataforma digital, em que o utilizador tem a oportunidade de escolher quais os pontos que deseja explorar. Ao todo, são 20 os geossítios apresentados em ‘Costa Encosta’, onde é partilhada informação sobre os valores patrimoniais de cada local, através de testemunhos da população, de Paleontólogos, Arqueólogos, Geólogos, Historiadores, entre outros.

A Praia do Valmitão, de Porto Dinheiro, Porto das Barcas, Peralta, Areal, Caniçal, o Cruzeiro da Lourinhã e o Forte de Paimogo são os locais da Lourinhã retratados no webdocumentário.

Webdocumentário dá a conhecer 72 quilómetros de costa

No Forte de Paimogo, por exemplo, são explicados por Nuno Pimental, Geólogo e coordenador científico do aspirante Geoparque Oeste, os elementos geológicos na sua envolvência. Por outro lado, o Paleontólogo Octávio Mateus – que também participou no projeto – explica a história que levou à descoberta do ninho de dinossauros, em 1997, e que colocou a Lourinhã no mapa ao nível da paleontologia.

O webdocumentário conta ainda a história do Cruzeiro da Lourinhã, em torno do qual cresceu a população do concelho. Através desta história, contada pelo Geógrafo José Luís Zêzere, temos acesso a algumas imagens da Lourinhã do passado.

No lançamento do webdocumentário, Dulcinea Ramos, vice-presidente da Associação Geoparque Oeste, referiu que “todos nós podemos ficar perpetuados na história”.

Dulcinea Ramos referiu ainda que, em qualquer parte do território do Geoparque, estamos a cinco minutos de um geossítio, algo que considera ser uma mais valia para o território.

Com um custo total elegível de 60 mil euros, o projeto ‘Costa Encosta’ recebeu apoio financeiro da União Europeia, tendo obtido um financiamento de 51 mil euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).