Feira Saloia regressa, este fim-de-semana, à vila da Lourinhã

Foto: Feira Saloia

Arranca este sábado, 27 de maio, mais uma edição da Feira Saloia. A iniciativa, promovida pela União das Freguesias de Lourinhã e Atalaia (UFLA), que vai para a 6.ª edição, tem a sua inauguração às 11h deste sábado, com concentração na Praça D. Lourenço Vicente, em frente do edifício da Junta de Freguesia.

Em comunicado, a UFLA refere que o evento “é uma oportunidade para recordar o princípio do século passado na Lourinhã, onde a população ia vender e comprar os seus produtos.” “Nessa época o ambiente era genuinamente saloio e de grande animação, sendo a vila, do ponto de vista social e económico, um importante centro da comunidade”, lê-se na nota.

Os artesãos que, na época, mostravam os seus trabalhos, bancas de comércio nas principais ruas da vila e saltimbancos que animavam o povo, vão fazer parte do cenário de mais uma Feira Saloia.

O evento volta a contar, como é habitual, com o comércio aberto à noite, no sábado, gastronomia com “adegas” e tasquinhas, artesanato, bandas filarmónicas, doçaria tradicional, jogos tradicionais, música popular, ranchos folclóricos, teatro de rua (interação com os visitantes), mostra de ofícios antigos (sapateiro, amolador, barbeiro e lavadeiras), workshop e baile de danças oitocentistas e animação infantil.

Dinamizar o comércio local, bem como o artesanato, a doçaria tradicional e as tradições e cultura da freguesia, está entre os objetivos da iniciativa.

A abertura do certame vai contar com uma arruada pelo percurso da feira, acompanhada pela Academia do Bombo – Encarnação. Será aberta uma exposição de bicicletas antigas e pelas 14h30 a animação estará por conta da Bandinha Amigos da Música.

Pelas 15h, no palco principal, haverá um workshop de danças oitocentistas dinamizado por alunos do agrupamento de escolas da Lourinhã, dirigidos pelo maestro Carlos Pedro Alves. Pelas 15h30 terá lugar uma demonstração das classes de ginástica da Associação do Hóquei Clube da Lourinhã – Acrogym. Pelas 16h decorre a atuação do Grupo de Cavaquinhos de Zambujeira e Serra do Calvo.

O Grupo Concertinas do Oeste fará uma arruada pelas 17h30 e às 19h realiza-se um baile oitocentista dinamizado pelos alunos do Agrupamento de Escolas da Lourinhã, no Jardim de N.ª Sra. dos Anjos. Pelas 21h haverá um desfile de moda na Rua Dr. Francisco Sá Carneiro.

O Grupo de Cavaquinhos das Gaeiras atua pelas 21h30 no palco principal e a Bandinha Charanga Sem Dó fará uma arruada pelo percurso da feira. O Rancho Folclórico “As Moleirinhas do Seixal” atua pelas 23h.

O dia 28 fica marcado por um peddy-paper, às 10h30 na Rua Dr. Francisco Sá Carneiro. Pelas 14h30 haverá uma demonstração das classes de ginástica da Associação do Hóquei Clube da Lourinhã – Baby Gym.

O concerto da Banda Filarmónica da Associação Musical e Artística Lourinhanense está marcado para as 15h30 no palco principal. Meia hora depois, às 16h, na Rua Dr. Francisco Sá Carneiro, vai decorrer um desfile de moda, dinamizado pela loja Tiana.

Pelas 16h30, no palco principal atuará o Grupo de Música Popular Portuguesa Mal Vestido, seguindo-se o Rancho Folclórico “Flores de Maio” – Reguengo Grande e o Grupo de Música Popular Portuguesa Pé D’areia.

Ouça aqui, na íntegra, a entrevista a Pedro Margarido, presidente da UFLA sobre a 6.ª edição da Feira Saloia.