Terceira e última moeda da coleção “Dinossauros de Portugal” é apresentada a 1 de junho
A terceira e última moeda comemorativa da série “Dinossauros de Portugal” é apresentada a 1 de junho no Dino Parque Lourinhã. O Miragaia longicollum, dinossauro que viveu no Jurássico Superior há 150 milhões de anos, foi a espécie escolhida para a terceira moeda da coleção.
Segundo o plano numismático da Imprensa Nacional Casa da Moeda, vão ser emitidas 30 000 moedas de cuproníquel e 3000 com acabamento em prata proof.
À semelhança das duas primeiras moedas da coleção, o valor facial será de cinco euros. O desenho foi da responsabilidade de Joana Bruno, formada em arqueologia e especialista em ilustração científica.
A nova moeda apresenta, no anverso, as vértebras cervicais do Miragaia longicollum, bem como o seu crânio e as placas ósseas que acompanhavam a coluna vertebral do animal. Já o reverso da moeda apresenta a representação em vida do imponente estegossauro.
Na versão prata proof da moeda comemorativa o Miragaia longicollum surge colorido, com a curiosidade adicional de brilhar no escuro, “trazendo à vida os mistérios e encantos dessa criatura pré-histórica”, refere a Imprensa Nacional Casa da Moeda.
A distribuição ao público será efetuada por intermédio das instituições de crédito, das tesourarias do Banco de Portugal e das lojas da Imprensa Nacional – Casa da Moeda.
Da série ‘Dinossauros de Portugal’ fazem ainda parte das moedas de colecção Dinheirosaurus lourinhanensis e Lourinhanosaurus antunesi lançadas em 2021 e 2022, respetivamente.
Recorde-se que este projeto nasceu de uma colaboração entre a Imprensa Nacional Casa da Moeda e o Museu da Lourinhã, liderada pelo paleontólogo lourinhanense Octávio Mateus, investigador da Universidade Nova de Lisboa e Museu da Lourinhã.