Feira Saloia traz animação e tradição ao centro da vila da Lourinhã

A Feira Saloia está de regresso à vila da Lourinhã. Depois de uma paragem de dois anos, por causa da pandemia, o evento regressa para a sua 5.ª edição no próximo fim-de-semana, nos dias 28 e 29 de maio.

Uma iniciativa, disse-nos Pedro Margarido, presidente da União das Freguesias de Lourinhã e Atalaia, que pretende trazer as pessoas ao centro da vila, dinamizando o comércio tradicional.

O certame acontece nas principais ruas da vila, como é o caso da Rua Grande, da Praça Marques de Pombal e da Rua da Misericórdia, estendendo-se até à Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro. Um evento que, dada a sua extensão, envolve uma grande logística.

A 5.ª edição do evento, disse-nos Pedro Margarido, representa um investimento de cerca de nove mil euros.

Atividades para toda a família

Este é um evento que é já um marco da programação cultural do concelho, proporcionando aos visitantes uma verdadeira viagem no tempo. Para além da animação infantil e do teatro de rua, há ainda espaço para uma exposição de bicicletas e de carros antigos.

Uma mostra de ofícios antigos é um dos vários atrativos do evento.

A inauguração da Feira Saloia acontece na manhã de sábado, às 11h, com a de autarcas locais e instituições convidadas, que contará com uma arruada pelo percurso da feira, acompanhada pela Academia do Bombo, da Encarnação.

A 5.ª edição do evento conta ainda com um espaço de gastronomia e doçaria tradicional, jogos tradicionais e artesanato. A entrevista completa ao presidente da União das Freguesias de Lourinhã e Atalaia pode ser vista aqui. Conheça aqui a programação completa do certame.