Festividades do Carnaval de Torres Vedras canceladas
A Câmara de Torres Vedras decidiu cancelar as actividades que estavam planeadas para a edição deste ano do Carnaval de Torres Vedras. A autarquia tinha já decidido, no ano passado, cancelar todos os corsos de carnavalescos. Em comunicado enviado à nossa redacção, a autarquia explica que “a proximidade e espontaneidade do carnaval de rua seriam impossíveis sem graves repercussões para a saúde pública.”
Segundo a autarquia, a Direcção-Geral da Saúde refere, num parecer emitido a 15 de Janeiro sobre as festividades de carnaval, que “eventos de qualquer índole, em contexto de pandemia, podem acarretar riscos acrescidos para a saúde pública”. Com a evolução da pandemia no país e no território de Torres Vedras, a organização do Carnaval de Torres Vedras decidiu, por isso, não realizar quaisquer actividades de carnaval.
Apesar do cancelamento das festividades, para assinalar a data vai ser colocado na Praça da República o tradicional monumento ao carnaval, “como símbolo da resiliência dos torrienses.” O monumento vai ser instalado no dia 12 de Fevereiro, onde ficará durante um mês. Segundo a Câmara Municipal, esta será uma homenagem do município “a todos os que têm estado na linha da frente do combate à pandemia” e pretende ainda reconhecer o esforço de todos os portugueses e portuguesas.
Na nota, assinada pelo Presidente da Câmara Municipal, Carlos Bernardes, pelo Presidente do Conselho de Administração da Empresa Municipal Promotores, Rui Penetra, e pelo Chanceler da Real Confraria do Carnaval de Torres, Alfredo Reis, a organização refere ainda que “o Carnaval de Torres Vedras regressará ainda mais forte em 2022, reforçado pela saudade e antecipação dos foliões, que saberão em 2021 cumprir as indicações das autoridades de saúde, adoptando uma postura de responsabilidade para protecção de toda a comunidade.”