Flâneur ao Centro transforma centro da vila da Lourinhã num palco de arte

O projeto Flâneur ao Centro traz, até ao final deste mês, a arte ao centro da vila da Lourinhã. Transformar os espaços públicos em “verdadeiros palcos de arte” é o objetivo do projeto, integrado na candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura 2027.

Desenhado e coordenado pela Procur.arte, em parceria com quatro municípios da região, o projeto surge com o objetivo de promover uma leitura contemporânea do território. Nuno Ricou Salgado, da Procur.arte, fala-nos do conceito do projeto.

Lourinhã, Torres Vedras, Bombarral e Leiria. Foram estes os municípios que se associaram ao projeto, inspirado no trabalho do arquiteto Ernesto Korrodi, o elo de ligação entre os quatro territórios.

A Lourinhã é o terceiro município a receber a exposição, depois desta ter passado por Leiria e pelo Bombarral.

As imagens captadas pelos quatro artistas estão expostas num sistema expositivo desenhado através de estruturas modulares retro-iluminadas. Catarina Botelho e Fábio Cunha foram os artistas com residência artística no nosso concelho.

No arranque da exposição na Lourinhã, foi feito o lançamento de um catálogo com 108 páginas, composto por cinco peças autónomas. A designer Leonor Santos é a autora do conceito do catálogo, que apresenta os trabalhos produzidos pelos quatro fotógrafos no território e que realça, em detalhe, as identidades estéticas de cada um.

A exposição Flâneur ao Centro segue agora para o concelho de Torres Vedras, podendo ser vista em Santa Cruz, no Largo Jaime Batista da Costa, até 27 de novembro.