Foi aprovado na reunião do Conselho de Ministros, um conjunto de medidas de desconfinamento, para o regresso à normalidade

Foi aprovado na reunião do Conselho de Ministros, realizada a 30 de Abril, um conjunto de medidas de desconfinamento, para o regresso à normalidade e de reabertura da economia, que terá cuidados redobrados.

A partir de hoje, 4 de Maio, a utilização de transportes públicos não deve ultrapassar uma lotação de dois terços e está sujeita ao uso obrigatório de máscara. Na área do trabalho, o tele trabalho vai manter-se obrigatório, sempre que a profissão o permita. Na lista de proibições estão também os ajuntamentos de mais de dez pessoas.

A nível de serviços públicos, os balcões desconcentrados de atendimento ao público (como repartições de finanças e conservatórias) vão retomar o atendimento ao público, com marcação. O uso de máscara é obrigatório. Hoje abrem também todas as lojas de rua até 200 metros quadrados, as livrarias, o comércio automóvel e os estabelecimentos de prestação de serviços de higiene pessoal, como cabeleireiros, barbeiros ou manicures.

No sector da cultura, as biblioteca e arquivos começam também hoje o funcionamento. A prática de desportos individuais ao ar livre também está autorizada.

Nesta nova fase de desconfinamento vai ser estendido o prazo de apoio às famílias que estão a acompanhar os filhos com menos de 12 anos. Os apoios vão manter-se até ao final do ano lectivo, a 26 de Junho.

Pode consultar na tabela abaixo todas as medidas (e respectivas datas) do Plano de Desconfinamento do Governo.