GNR alerta para a prevenção e combate da Violência Doméstica

Com intuito de contribuir para a prevenção e o combate à violência doméstica, a Guarda Nacional Republicana alerta para a necessidade de prevenir comportamentos violentos, sensibilizando a comunidade em geral para a consciencialização sobre a promoção de uma cultura de não-violência, assim como sensibilizar os diferentes públicos-alvo para o fenómeno da violência em contexto doméstico.

De acordo com um comunicado da GNR, a prevenção e investigação do crime de violência doméstica são prioridades da atual política criminal e constituem-se como uma prioridade estratégica e prioritária para a Guarda Nacional Republicana. Neste âmbito, a GNR tem vindo a reforçar as campanhas de sensibilização e a apostar em ações específicas de formação, para que a Guarda esteja mais bem preparada para participar, enquadrar, tratar e acompanhar este tipo de situações.

Segundo dados da Guarda Nacional Republicana, no ano de 2022, na área de responsabilidade da GNR, foram registados 14 636 crimes de violência doméstica, tendo sido detidas 1 509 pessoasEm 2023, foram registados 14 824 crimes de violência doméstica e efetuadas 1 587 detenções (Dados provisórios).

A GNR destaca a importância da denúncia neste crime público, através das diferentes plataformas disponíveis: