Turismo no centro de Portugal atinge valores históricos

Foto: Turismo Centro de Portugal

O turismo no centro de Portugal alcançou um recorde histórico. De acordo com dados preliminares do Instituto Nacional de Estatística, no ano de 2023, o centro de Portugal recebeu cerca de 8 milhões de dormidas em alojamentos turísticos, valor 11,9% mais alto que em 2022.

Estima-se que cerca de 4 milhões e 600 mil destas dormidas vêm de portugueses, residentes noutras regiões do país, este número representa uma subida de 16,1% em relação a 2019.

Ao mesmo tempo, as dormidas de visitantes internacionais continuaram a aumentar. Os números preliminares de 2023 indicam um aumento de 5,9%, em relação a 2019, totalizando  cerca de 3 milhões e 300 mil dormidas.

Os dados revelados pelo Instituto Nacional de Estatística, não incluem ainda os proveitos totais nos estabelecimentos de alojamento turístico, faltando os números de dezembro. No entanto, até novembro, os proveitos já ultrapassavam o total do ano de 2019:  432,6 milhões de euros, de janeiro a novembro de 2023, em comparação a 355,4 milhões em todo o ano de 2019.

De acordo com Anabela Freitas, vice-presidente da Turismo Centro de Portugal, “Os números preliminares de 2023 são extremamente positivos para o Centro de Portugal. Este pode ter sido o ano em que a região alcançou o marco histórico das 8 milhões de dormidas e dos 4,5 milhões de hóspedes, ou esteve muito perto de o fazer. São dados muito encorajadores, que demonstram a grande pujança da atividade turística no território e que mostram que o Centro de Portugal é um destino de excelência, que oferece uma diversidade de experiências e produtos turísticos para todos os gostos e preferências”.

A presidente salientou ainda o esforço dos empresários locais para a obtenção destes valores, bem como todo o trabalho desenvolvido por toda equipa da Entidade Regional de Turismo, as autarquias, as comunidades intermunicipais, as associações e os restantes parceiros.