GNR e PSP vão fiscalizar deslocações entre concelhos
A GNR e PSP vão levar a cabo, nos próximos dias, uma operação de fiscalização conjunta, no âmbito das restrições à circulação entre concelhos.
Numa conferência de imprensa, realizada ontem, dia 29 de Outubro, o director de operações da GNR, Rui Veloso, disse aos cidadãos que, para os próximos dias, “a ordem é ficar em casa”. Rui Veloso apelou à população para que tente ficar em casa e para que evite movimentos desnecessários, para prevenir a propagação da pandemia.
Até terça-feira (3 de Novembro) a GNR e PSP vão levar a cabo acções coordenadas de patrulhamento, fiscalização e sensibilização, para garantir que a população cumpre as regras que se encontram em vigor e se abstenha de efetuar grandes deslocações desnecessárias.
Rui Veloso referiu que no decorrer da operação, “o efectivo será empenhado em função de um movimento de pessoas e veículos, tendo em particular atenção os principais eixos diários que ligam as grandes cidades do litoral, nomeadamente, para o Centro e o Norte, interior de Portugal”.
Já Luís Elias, director de operação da PSP, vão ser empenhadas para esta operação “todas as valências, os comandos metropolitanos, distritais e regionais” da PSP.
Para além da deslocação entre concelhos, a PSP vai realizar também o controlo de aglomerações em grandes centros urbanos, nomeadamente durante a noite, bem como o consumo de bebidas alcoólicas na via pública e a utilização da máscara. Os militares da PSP vão também controlar os horários de funcionamento dos estabelecimentos e as normas de funcionamento e de lotação e o cumprimento do confinamento obrigatório para os cidadãos infectados.
Para os próximos dias está proibida a realização de celebrações e outros eventos que impliquem uma aglomeração em número superior a cinco pessoas. Os transportes públicos também vão ser fiscalizados pelos militares, nos termos do cumprimento da lotação prevista.