Grupos de vacinação para a Covid-19 já estão definidos

As pessoas entre os 50 e os 75 anos com doenças graves, como insuficiência cardíaca, respiratória e renal, os funcionários e utentes de lares de idosos e os profissionais de saúde que trabalham na linha da frente no combate à pandemia, devem ser os primeiros a ser vacinados contra a Covid-19. No total, a primeira fase de vacinação vai englobar cerca de 750 mil pessoas.

Segundo o Jornal Público, numa segunda fase, vão ser vacinados as pessoas entre os 50 e os 75 anos com doenças de risco, de menor gravidade, como diabetes, cancro e doença pulmonar obstrutiva crónica e elementos das forças de segurança e da protecção civil. Os restantes profissionais de saúde deverão entrar neste grupo.

A comissão técnica de vacinação não incluiu nos grupos prioritários as pessoas com mais de 75 anos porque, até então, não foi provada a eficácia das vacinas nesta faixa etária. Estão ainda por decidir os locais de vacinação, mas esta deverá ser realizada, pelo menos em parte, nos centros de saúde.

A lista dos grupos prioritários para a vacinação foi elaborada pela Comissão Técnica Independente de Vacinação, nomeada pela Direcção-Geral da Saúde. Apesar disso, o Ministério da Saúde, liderado por Marta Temido, esclarece que a estratégia de vacinação contra a Covid-19, ainda não foi discutida com a tutela nem validada politicamente. Segundo o ministério, as informações agora conhecidas, “estão incluídas num documento meramente técnico e são parcelares e desactualizadas”.