‘Há ART nas Fábricas de Água’: instalação artística alerta para a importância da água residual tratada

Foto: Águas do Tejo Atlântico

O projeto ‘Há ART nas Fábricas de Água’, promovido pela empresa Águas do Tejo Atlântico, está a levar a arte urbana até às suas instalações, com o objetivo de despertar o interesse da população para o serviço essencial que garante água residual tratada.

A primeira instalação intervencionada foi a Estação Elevatória do Choupal, em Torres Vedras, que conta agora com um mural do artista plástico Tiago Hacke.

Localizado no percurso Eco-Caminho do Rio Sizandro, Varatojo, o mural exibe a “Celebração da biodiversidade” com ilustrações de várias espécies de peixes: a Cobra-de-água-de-colar, a Enguia Europeia, o Girino de Sapo-corredor, o Ruivaco-do-oeste e a Verdemã – espécies que representam o contributo das Fábricas de Água da Tejo Atlântico para o ambiente e para a proteção da fauna. Neste caso, o meio receptor beneficiado é o Rio Sizandro que recebe a água tratada da Fábrica de Água de Torres Vedras, infraestrutura responsável pelo tratamento diário de cerca de 8.800 m3 água residual.

A iniciativa ‘Há ART nas Fábricas de Água’ dá continuidade aos projetos de comunicação através da arte urbana que, de uma forma irreverente e original, sensibiliza a população para uma atividade pouco visível e para um serviço essencial de tratamento de água residual com impacto positivo no ambiente e na saúde púbica.

O desenvolvimento deste projeto vai ser implementado noutros municípios, estando previsto a intervenção artística em instalações nos concelhos de Lisboa e de Oeiras.