História de Portugal pintada nos muros da Escola Básica do Reguengo Grande

O mural começou a ser pintado em Outubro

Luís Nascimento tem 74 anos e por estes dias agarra-se aos pincéis para dar cor aos muros da Escola Básica do Reguengo Grande. É lá que está a pintar um mural alusivo à História de Portugal. Natural das Cesaredas, foi depois da reforma – em Outubro de 2004 –, que descobriu o gosto pela pintura, em viagens que fez pelo norte do país e onde observou alguns retábulos, esculturas e pinturas em várias igrejas.

Junto ao mural, ainda em construção, Luís Nascimento conta-nos que foi o painel de azulejos na Estação de Comboios de São Bento, no Porto, que fez despertar a vontade em criar algo que contasse os acontecimentos da monarquia.

Para retratar com precisão os acontecimentos foi necessário recordar a História de Portugal. Todos os dados históricos são por ele colocados num documento, sendo depois verificada a veracidade dos factos pelo Centro de Estudos Históricos da Lourinhã, como nos explicou Ana Isabel Barros, presidente da Junta de Freguesia do Reguengo Grande.

A Junta de Freguesia está responsável por suportar o valor dos materiais utilizados para a concretização deste projecto. Antes de passar a sua ideia para os muros da Escola Básica, Luís Nascimento desenha estes pedaços de história num programa de computador. As ideias passam depois do digital para o muro, pela sua mão. Dependendo da dificuldade do desenho é utilizado um projector que reflecte nos muros os traços gerais do desenho.

Os trabalhos arrancaram em Outubro e, até então, já estão representados no mural os acontecimentos até ao reinado de D. Sancho I. Para já, é possível observar a conquista do território, disse-nos Luís Nascimento.

Ana Isabel Barros disse-nos que por se tratar de um edifício da autarquia, foi necessário pedir autorização à Câmara Municipal para levar a cabo a pintura do mural. Para a presidente da Junta de Freguesia, esta é uma forma de dar alguma vida ao espaço.

Segundo Ana Isabel Barros, o feedback da população e das crianças da Escola Básica ao trabalho de Luís Nascimento tem sido positivo. O artista de 74 anos espera ter o seu trabalho concluído dentro de ano e meio.