IMT lança campanha de incentivo ao uso de transportes públicos

“O Futuro é Coletivo, Use os Transportes Públicos” é o mote da campanha, promovida pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), que tem como objetivo a promoção do uso do transporte público coletivo, como “uma área chave na política de mobilidade urbana sustentável”.

A iniciativa conta com cerca de 50 parceiros, incluindo operadores de transporte e entidades intermunicipais, entre elas a Comunidade Intermunicipal do Oeste (Oeste CIM).

Em comunicado, o IMT refere que “com as crescentes alterações climáticas, o aumento do congestionamento, a degradação da qualidade do ar, o aumento da sinistralidade rodoviária e a crise energética, tornou-se clara a necessidade de alterar o paradigma da mobilidade”.

A campanha vai decorrer através de “uma divulgação alargada dos benefícios [dos transportes públicos] para o utilizador”, como “mais barato, melhor para o ambiente, mais tempo para o que gosta ou cómodo e seguro”.

Na nota, o IMT lembra que o Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos (PART), iniciado em 2019, “levou a um aumento global de passageiros nos transportes públicos e teve um impacto significativo no financiamento do sistema de transportes”, tendo sido condicionado pela crise sanitária, verificando-se “uma diminuição da procura”.

O PART, segundo o IMT, permitiu uma poupança nos agregados familiares, com a simplificação das tarifas, atraindo “novos passageiros para o transporte público”. “Neste contexto, é importante divulgar os benefícios do uso do transporte público coletivo para promover o regresso e atrair novos passageiros”, sublinha.

A iniciativa será disseminada em várias plataformas digitais, televisões, rádios, imprensa regional e múpis.