Jornadas da Educação arrancam esta quinta-feira, na Lourinhã, sob o lema “Olhares, sentidos, partilhas”

Durante este mês de setembro a educação vai estar no centro das atenções na Lourinhã. As Jornadas da Educação da Lourinhã decorrem de 8 a 21 deste mês, um evento destinado à comunidade educativa e que pretende assinalar a abertura do ano letivo. “Olhares, sentidos, partilhas” é o lema da 3.ª edição da iniciativa.

Em comunicado, o município refere que a iniciativa decorre “em estreita articulação com os agrupamentos de escolas do concelho” e que pretende “refletir sobre os desafios e as complexidades da educação, bem como dotar o pessoal docente e não docente e os profissionais das Instituições Particulares de Solidariedade Social de competências que contribuam para o seu desenvolvimento pessoal e profissional e para o aperfeiçoamento do desempenho das suas funções.”

A 3.ª edição das Jornadas da Educação da Lourinhã contempla workshops, destinados apenas para as escolas, nos dias 8, 9 e 16 de setembro, três painéis, que vão decorrer no auditório da Associação Musical e Artística Lourinhanense (AMAL), a 12, 13 e 21 de setembro.

Esta quinta-feira, primeiro dia destas jornadas, o Salão Nobre dos Paços do Concelho acolhe a sessão de abertura, com presença do presidente da Câmara Municipal da Lourinhã, João Duarte de Carvalho, do vereador com o pelouro da Educação, José Tomé, do delegado regional de educação de Lisboa e Vale do Tejo, Bruno Santos, do diretor do Agrupamento de Escolas da Lourinhã, José Grachinha e do diretor do Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente, Pedro Damião.

A 13 de setembro, às 14h, no auditório da AMAL, a sessão vai debater as conclusões das Jornadas da Educação 2022/2023. No dia 16, às 9h30, os alunos do 10.º ano da Escola Secundária Dr. João Manuel da Costa Delgado vão ter oportunidade de assistir a uma palestra motivacional dirigida por André Leonardo, empreendedor, autor, viajante e orador e, a 21 de setembro, às 21h, na AMAL, encerram-se as jornadas com a conferência “Escola e Família: como construir uma parceria sólida e saudável”, por Lourdes Mata e Isaura Pedro, professoras universitárias.

“As Jornadas da Educação da Lourinhã 2022/2023 terão como oradores diversos especialistas de diferentes áreas de formação”, sublinha a autarquia. Os oradores desta edição são: Slavisa Lamounier, investigadora em Pós‑Doutoramento no Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória – CITCEM (Faculdade de Letras, Universidade do Porto), Leonor Haydée Viegas, doutoranda em Estudos Globais na Universidade Aberta de Lisboa e Presidente da FELICITAS – Associação Portuguesa de Estudos sobre a Felicidade, Odete João, membro da Estrutura de Missão do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar, Isabel Azevedo Nunes, presidente do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas da Lourinhã e Cecília Santos, presidente do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente, Pedro Silva Sociólogo, Investigador e Coordenador da Escola de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, Sara Midões, coordenadora ­Executiva e Docente no Curso de Liderança Positiva e Empática do IFOR ‑ISCSP, Isabel Sá Oliveira, advogada, com experiência em «Meio de Resolução Alternativa de Conflitos», Lourdes Mata, professora associada no Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Isaura Pedro, professora universitária no Instituto Politécnico de Setúbal, André Leonardo, empreendedor, viajante, autor & orador, Maria José Barrela e Fernando Alexandre, membros da Equipa de Projetos Interdisciplinares e de Formação, Jorge Humberto Dias, coordenador do Programa Happy Schools, Raquel Monteiro, professora de teatro, expressão dramática e dança criativa, Adriana Sampaio e Carla Brochado, técnicas do Núcleo de Apoio ao Aluno e à Família do Agrupamento de Escolas D. Manuel de Faria e Sousa, Tânia Climaco, designer e ilustradora e Helena Veloso, atriz e encenadora.

O programa completo da 3.ª edição das Jornadas da Educação da Lourinhã pode ser consultado aqui.