Já arrancaram as obras para o futuro Serviço de Finanças da Lourinhã

Foto: DR

Já foram adjudicadas as obras de relocalização do Serviço de Finanças da Lourinhã. A empreitada foi adjudicada a uma empresa de Torres Vedras, a Casaplano Engenharia e Construção, pelo valor de 336.294,85 euros.

Segundo o contrato, que consta no portal base.gov, o prazo de execução é de 150 dias (cinco meses) a partir da consignação e as obras já estão a decorrer. A nova repartição das finanças vai ser instalada num edifício junto à Caixa de Crédito Agrícola, na Avenida António José de Almeida.

Trata-se de um edifício com 385 m2 e que, segundo a autarquia, “reúne características únicas de centralidade, proximidade e boas acessibilidades a todos os utentes.”

O processo de reinstalação do Serviço de Finanças arrasta-se há vários anos. Desde 2015 que a autarquia tem vindo a procurar uma solução alternativa para o serviço, tendo assegurado a disponibilidade deste novo espaço, “através de um contrato de arrendamento, desde março de 2017”.

Recorde-se que a transferência deste serviço tinha já sido autorizada pelo Governo em dezembro de 2020. Na altura, o município referiu que a repartição de finanças funciona há vários anos “de forma desadequada, sem assegurar a dignidade e confidencialidade que se impõe na prestação de um serviço público ao cidadão”.

Atualmente, o Serviço de Finanças funciona num edifico sem elevador, na Praça de Marquês de Pombal, limitando o acesso a pessoas com mobilidade reduzida, uma vez que o único acesso ao edifício é feito por escadas.