Já foram hasteadas as bandeiras azuis, qualidade de ouro e de acessibilidade nas praias da Lourinhã

Já foram hasteadas, nas praias concessionadas do concelho da Lourinhã, as bandeiras azuis, de qualidade de ouro e da acessibilidade. A cerimónia aconteceu a 1 de julho, com a presença do vereador com o pelouro da Gestão do Litoral, João Serra, do presidente da Junta de Freguesia de Ribamar, Mauro Antunes, de um membro do executivo da União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia, Maria Matos, dos representantes dos concessionários e dos nadadores-salvadores das áreas concionadas.

Este ano, foram distinguidas com Bandeira Azul a Praia da Areia Branca, a Praia do Areal Sul e a Praia de Porto Dinheiro. As praias da Peralta e Porto Dinheiro, foram distinguidas com Bandeira Qualidade de Ouro. Já o galardão Praia Acessível foi atribuído à Praia da Areia Branca, Praia do Areal Sul e Praia da Peralta.

Bandeiras hasteadas na Praia da Areia Branca

Em comunicado, o município informa que a atribuição do galardão de Praia Acessível está ainda pendente na Praia de Valmitão, por necessidade de vistoria, por parte do Instituto Nacional para a Reabilitação (INR), para a verificação das condições de acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida.

A Praia da Areia Branca – Foz aguarda também a atribuição da Bandeira Azul pelo concessionário de praia não dispor ainda de nadador-salvador com acreditação validada pelo Instituto de Socorros a Náufragos (ISN).

“No entanto, o município tem vindo a cooperar com o concessionário e a Capitania do Porto de Peniche, no sentido de solucionar, no menor curto espaço de tempo possível, a alocação de nadadores-salvadores, de forma a garantir o socorro e segurança de todos os banhistas nesta zona balnear”, lê-se na nota.

Recorde-se que no arranque da época balnear, João Serra tinha já manifestado à RCL a sua preocupação em conseguir contratar nadadores-salvadores.