Lar da Santa Casa da Misericórdia da Lourinhã vai ser alvo de obras de modernização

Foto: A provedora da SCML e o presidente do município, em Almada, na apresentação oficial dos projetos aprovados. (DR)

A Santa Casa da Misericórdia da Lourinhã (SCML) viu aprovada uma candidatura ao Programa PARES 3.0 (Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais). A candidatura foi feita há dois anos, em 2019, e vai permitir à SCML fazer obras de modernização no Lar da instituição.

À RCL, Vanda Oliveira, provedora da instituição, explica que “o lar já vai com 22 anos de existência” não tendo, desde a sua inauguração, sido feitas “obras significativas”. Obras essas que têm vindo a ser requeridas pela Segurança Social e que eram já uma pretensão da anterior Mesa Administrativa da instituição. As intervenções, adianta a provedora, vão acontecer nos quartos e casas de banho.

Para além desta remodelação, a candidatura agora aprovada vai permitir a criação de um ginásio sénior, para as aulas de fisioterapeuta.

Nesta altura, a Santa Casa da Misericórdia está a preparar o caderno de encargos para que possa lançar, em setembro, o concurso para a intervenção. A Mesa Administrativa procura ainda soluções para garantir o normal funcionamento da instituição no decorrer da intervenção.

A candidatura, no valor de 399.193 euros, vai ser comparticipada pelo Estado em 75% (299.394 euros). O remanescente, sublinha a provedora, poderá vir a ser suportado pelo município.

Palavras de Vanda Oliveira, provedora da Santa Casa da Misericórdia da Lourinhã, sobre as obras de modernização que vão ser realizadas no Lar da instituição. A intervenção, refere a provedora, deverá ter a duração de um ano.