Lourambi elegeu novos órgãos sociais. Mafalda de Taborda Lourenço assume presidência da associação

Mafalda de Taborda Lourenço é a nova presidente da Associação para a Defesa do Ambiente da Lourinhã (Lourambi), sucedendo no cargo a Simão Quintans, que se mantém na associação enquanto vice-presidente. A Assembleia Geral da Lourambi decorreu no Paço, na União das Freguesias de São Bartolomeu dos Galegos e Moledo, a 26 de março, na qual foram eleitos os novos órgãos sociais para o próximo biénio.

Na ocasião, Simão Quintans fez um balanço dos mandatos anteriores, onde demonstrou o seu “profundo agradecimento e reconhecimento” a todos os que integraram os órgãos sociais da associação, “nos seus já 30 anos de existência”.

A nova direção é uma equipa “reforçada de juventude”, que pretende continuar a “prestigiar a imagem e o papel preponderante do ativismo na defesa das causas ambientais no concelho”. Em comunicado enviado à nossa redação, referem que vão continuar a apostar na educação e no maior envolvimento dos associados, dos jovens e estudantes da Lourinhã.

Para este mandato, foi desenvolvido um plano de atividades assente em quatro eixos de ação: Plantar, Cultivar, Colher e Germinar. Plantar mais educação ambiental, sensibilização, proteção ativa, visibilidade e reconhecimento “através da amplificação e diversificação de projetos, atividades, ações e produção de conteúdos informativos e editoriais”. Cultivar uma maior comunicação e base de apoio, “ampliando o público seguidor com mais presença na comunidade e na comunicação social”. Neste âmbito, a nova direção pretende aumentar o número de associados, com campanhas de angariação e com a criação da categoria do sócio jovem, dos 12 aos 21 anos.

No eixo de ação Colher, a Lourambi pretende dar continuidade aos projetos em curso da Horta da Vila, OPL – Residência Cientifica e do projeto Guarda-Rios. Quanto aos novos projetos – no eixo Germinar -, a associação pretende criar o Selo Verde Lourambi e desenvolver projetos e ações escolares junto dos Agrupamentos de Escolas do concelho.

A direção, presidida por Mafalda de Taborda Lourenço, tem como vice-presidente Simão Quintans, Catarina Martins (secretária), Pedro Mateus Fonseca (tesoureiro) Rita Morgado, Inês Damião, Carolina Mateus, Beatriz Serra, Tiago Nabais, Ana Luz, Sara Margarida Gomes, João Figueiredo e Constança Carvalho (vogais).

A Mesa da Assembleia é composta por Miguel Reis Silva (presidente), Luís Correia Crespo (vice-presidente) e Catarina Sampaio (secretária). Quanto ao Conselho Fiscal, Brian Silva assume o cargo de presidente, José Soeiro de vice-presidente e Diogo Bandeira de secretário relator.

Mafalda de Taborda Lourenço (ao centro), Miguel Reis Silva (à direita) e Brian Silva (à esquerda)