Lourinhã: há alunos que ainda não têm acesso a equipamentos informáticos para aulas à distância

Depois de uma interrupção de quinze dias nas actividades lectivas, os alunos retomam na segunda-feira, dia 8 de Fevereiro, as aulas à distância motivadas pelo agravamento da pandemia de Covid-19. Para os directores dos agrupamentos de escolas do concelho foi possível colmatar algumas falhas que tinham sido identificadas na primeira experiência de ensino à distância. Na contagem decrescente para o arranque das actividades lectivas, há alunos que ainda não têm acesso a equipamentos informáticos ou meios de acesso à Internet.

José Grachinha, director do Agrupamento de Escolas da Lourinhã, considera que o agrupamento vai conseguir responder de forma mais eficaz ao ensino à distância, tendo em conta a experiência anterior. No entanto, há ainda 68 alunos do agrupamento “sem Internet e sem computador”. 

Os alunos do ensino secundário do concelho já receberam os computadores prometidos pelo Ministério da Educação. No total, foram recebidos cerca de 30 computadores. Um número que José Grachinha considera insuficiente para dar resposta às necessidades dos alunos.

Pedro Damião lamenta o regresso do ensino à distância, sublinhando que “o trabalho presencial é mais profícuo”. No Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente a entrega de computadores para alunos mais carenciados, garantida pelo Ministério da Educação, “ainda está por concretizar”.

No entanto, o agrupamento de escolas conseguiu em colaboração com a autarquia e com a ADL, facultar equipamentos informáticos aos alunos do 2.º e 3.º ciclo, com escalão A e B.

Para fazer face às carências dos alunos, a Câmara Municipal da Lourinhã adquiriu 90 computadores (que ainda não chegaram) e que vão ser distribuídos pelos dois agrupamentos. A ADL levou também a cabo uma campanha de angariação de computadores para colmatar as necessidades das famílias.

Apesar dos esforços, no Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente há ainda 24 alunos (que não são subsidiados) sem acesso a computador. Nestes casos, os alunos vão receber os trabalhos a realizar em papel.

Para além da falta de equipamentos informáticos, existem também carências ao nível do acesso à Internet. Para suprimir essas carências, a autarquia adquiriu 50 dispositivos de Internet móvel que vão ser distribuídos pelos agrupamentos.

As escolas vão permanecer abertas para acolher os filhos ou dependentes de profissionais essenciais no combate à pandemia, à semelhança do que aconteceu no primeiro confinamento. No concelho, a Escola Básica da Lourinhã vai continuar a funcionar para acolher os filhos destes profissionais.

Câmara da Lourinhã disponibiliza ferramentas pedagógicas

Para além dos 90 computadores e webcams para o ensino à distância, o Município da Lourinhã adquiriu ainda licenças da Escola Virtual da Porto Editora para crianças da educação pré-escolar (5 e 6 anos), alunos do ensino básico, educadores e professores, com a respectiva formação.

Para além destas ferramentas, os técnicos do Programa Aluno ao Centro procederam à adaptação e restruturação dos conteúdos e das intervenções para este regresso às aulas em regime não presencial, de forma a continuar a trabalhar com os alunos competências sócio emocionais, promoção da leitura e da escrita, métodos e técnicas de estudo e software ensino-aprendizagem.

Em comunicado enviado à nossa redacção, a autarquia explica ainda que foram criados conteúdos, que vão ser distribuídos pelos alunos, estando disponíveis em formato digital, no centro de recursos. Em articulação com as animadoras socioculturais, vai ainda desenvolvido um trabalho de promoção e organização do estudo e de desenvolvimento de actividades lúdico expressivas, nos tempos não lectivos para os alunos que se encontram na escola de acolhimento.

Durante este período, a autarquia vai ainda promover a iniciativa Todos@Ligados, com o objectivo de promover momentos de partilha e de conhecimento, sobre diferentes temas, através da interação de alunos, pais, encarregados de educação, professores e educadores. A inciativa vai ter lugar todas as quartas-feiras à tarde, a partir das 16h30, com transmissão no facebook do Município da Lourinhã.