Lourinhã: órgãos autárquicos do município tomaram posse

Foto: eleitos para a Câmara Municipal

O Auditório da Associação Musical e Artística Lourinhanense foi palco na noite desta segunda-feira, 18 de Outubro, da tomada de posse dos órgãos autárquicos do Município da Lourinhã para o mandato 2021/2025. Uma cerimónia que contou com casa cheia e onde estiveram presentes, em representação do Governo, António Lacerda Sales, Secretário de Estado-Adjunto da Saúde e Maria de Fátima Fonseca, Secretária de Estado da Inovação e da Modernização Administrativa.

Nesta que foi a sua última sessão enquanto presidente da Assembleia Municipal, António Alberto Santos deixou uma palavra de agradecimento a todos aqueles que o ajudaram a cumprir a sua missão. “Estou grato porque fizeram com que a minha missão pudesse ser levada a bom porto”, afirmou. 

O presidente cessante apelou para o entendimento de todos os eleitos, em prol do desenvolvimento do concelho.

António Alberto Santos, presidente cessante

João Duarte Carvalho tomou posse como presidente da Câmara Municipal pela terceira e última vez. Recorde-se que o candidato do PS foi eleito com maioria absoluta, com 45,18% dos votos, ou seja 5834. Para além de João Duarte Carvalho, compõem ainda o executivo municipal Orlando Carvalho (PSD/CDS), José Tomé (PS), Pedro Antunes (PSD/CDS), Carla Custódio (PS), Liliana Delgado (PSD/CDS) e João Serra (PS).

O presidente da autarquia garantiu, na sua intervenção, que vai debater “de forma clara e transparente” todos os assuntos apresentados em reunião de câmara.

João Duarte Carvalho, presidente da Câmara Municipal

O autarca destacou ainda o papel dos funcionários do município, aqueles que considera ser o rosto da Câmara Municipal. As pessoas, o desenvolvimento, a sustentabilidade e competitividade são os eixos nos quais o executivo se vai focar durante os próximos quatro anos.

Apesar de ter sido o candidato mais votado nas eleições de 26 de Setembro, António Gomes (da coligação PSD/CDS), não vai presidir às reuniões do órgão deliberativo. Para a eleição da mesa da assembleia foram apresentadas duas listas. A lista A, por si encabeçada, reuniu 13 votos. Já a lista B, apresentada pelo PS e encabeçada por Brian Silva, somou 16 votos. Brian Silva foi assim eleito presidente da mesa da Assembleia Municipal, composta ainda por Susana Gonçalves (1.º secretário) e por Luís Manuel Santos (2.º secretário).

Na sua primeira intervenção enquanto presidente da Assembleia Municipal, Brian Silva disse que é com “honra” e “sentido de missão” que aceita este novo desafio. Fazer do órgão deliberativo “um local de cidadania activa” é um dos seus objectivos.

Brian Silva, presidente da Assembleia Municipal

Brian Silva agradeceu a todos os 12.915 lourinhanenses que exerceram o seu direito de voto nesta Eleições Autárquicas, sublinhando que a Lourinhã tem o privilégio de ter representadas todas as forças políticas que se apresentaram a votos.

Tomaram posse para a Assembleia Municipal, pelo Partido Socialista, Brian Silva, Ana Jorge, Luís Santos, Susana Gonçalves, Bruno Silva, Celina Fernandes, Mário Gonçalves, Selene Martinho e António Ângelo. Pela coligação PSD/CDS foram eleitos António Gomes, Filomena Frade, Fátima Nunes, Hernâni Santos, António Baptista Antunes, Andreia Matias, Pedro Sousa, Duarte Gonçalves e Maria do Rosário Bento. O Partido Chega está representado pela primeira vez neste órgão deliberativo, tendo tomado posse Fernanda Marques Lopes e Paulo Sousa. José Soeiro tomou posse pela CDU.