Lourinhã: Santa Casa da Misericórdia acolhe valência de creche do Reguengo Grande

A Santa Casa da Misericórdia da Lourinhã acolheu, em Março deste ano, a valência de creche do Reguengo Grande que estava prestes a fechar portas, pela falta de elementos para integrarem os novos órgãos sociais da direcção do Centro Social de Arte e Cultura do Reguengo Grande, a entidade responsável pela instituição. 

A procura por uma solução começou em 2019, num processo que contou desde o primeiro momento com o apoio da Junta de Freguesia do Reguengo Grande e da Câmara Municipal. Quem o diz é Catarina Malvar, coordenadora da creche. 

“Uma mudança para melhor”, diz a responsável, que destaca a estabilidade que a Santa Casa da Misericórdia veio trazer à instituição, tanto a nível financeiro como a nível psicológico para trabalhadores. A continuidade da resposta social prestada na freguesia foi outro factor salientado por Catarina Malvar. 

Catarina Malvar e Vanda Oliveira

Actualmente a creche do Reguengo Grande emprega 10 funcionárias. A mudança de direcção fez também aumentar a procura pelo estabelecimento que conta, nesta altura, com 33 crianças, dos 3 meses aos 3 anos – algumas das quais de concelhos vizinhos. O aumento da procura levou a Santa Casa da Misericórdia da Lourinhã a contratar uma nova educadora e uma auxiliar. 

Foi com sentido de missão que a Santa Casa da Misericórdia da Lourinhã aceitou a valência de creche do Reguengo Grande. Quem o diz é Vanda Oliveira, provedora da Santa Casa da Misericórdia da Lourinhã. 

Das 33 crianças que actualmente frequentam a instituição, a Santa Casa só tem o apoio financeiro do Estado para 14. Um esforço extra que está a ser feito pela instituição. 

A integração da creche do Reguengo Grande na Santa Casa da Misericórdia da Lourinhã trouxe algumas inovações e novidades. Entre elas uma plataforma digital onde os pais e encarregados de educação conseguem acompanhar o dia da criança. 

Entre os objectivos para o futuro da instituição está a expansão da creche, com a criação de mais uma sala (passando de três para quatro). Um pedido para o aumento da capacidade que será feito à Segurança Social, garante a provedora da Santa Casa da Misericórdia.

Tanto o Município da Lourinhã como a Junta de Freguesia do Reguengo Grande comprometeram-se a apoiar financeiramente a instituição. Segundo Vanda Oliveira, a Câmara Municipal vai apoiar a instituição com um total de 15 mil euros – um montante que será transferido em duas tranches, em 2021 e 2022. Já a Junta de Freguesia vai disponibilizar uma verba anual de 2 mil euros. De acordo com o protocolo estabelecido pelas entidades, a Junta de Freguesia fica também responsável pelo pagamento das despesas de água e de electricidade, assim como de obras que possam vir a ser necessárias.