Município atualiza o Tarifário de Abastecimento de Água, Saneamento e Resíduos Sólidos Urbanos
Entrou em vigor na passada quinta-feira (01/02) o novo Tarifário de Abastecimento de Água, Saneamento e Resíduos Sólidos Urbanos, do município da Lourinhã, para utilizadores domésticos e não-domésticos.
De acordo com um comunicado, este novo tarifário mantém a salvaguarda da acessibilidade económica para famílias carenciadas e famílias numerosas, através da Tarifa Social e da Tarifa Familiar, respetivamente.
No que confere ao Abastecimento de Água, verifica-se na tarifa disponibilidade, uma redução de 19%, no valor do m3 aplicado aos utilizadores Domésticos, Social e Familiar e uma redução de 12% do valor por m3, para os utilizadores não-domésticos. De acordo com o município, esta diminuição do valor apenas é possível pela folga orçamental, resultado do aumento da eficiência na gestão da rede com o investimento que a autarquia realizou nos últimos anos.
Na tarifa variável, a atualização é de 6.08%, percentagem correspondente ao valor do aumento do custo de aquisição da água, por parte do município da Lourinhã à empresa Águas do Vale do Tejo, e sobre a tarifa de Saneamento, verifica-se um aumento decorrente da taxa de inflação acumulada, entre os anos 2021e 2024, que repercute os custos que a empresa Águas do Tejo Atlântico aplica à autarquia, para tratamento das águas residuais.
Por último, relativamente à tarifa de Resíduos Sólidos Urbanos, verifica-se um aumento, resultado dos agravamentos anuais para prestação do serviço de tratamento e encaminhamento de resíduos sólidos urbanos, pela empresa ValorSul ao município da Lourinhã.
A autarquia apela à população para a separação dos seus resíduos domésticos e não-domésticos, promovendo a utilização dos ecopontos e a biocompostagem, uma vez que quanto menor for a quantidade de resíduos enviada para aterro, menor será o aumento deste custo para o município, refletindo-se, consequentemente, na fatura de cada um.
Pode saber mais no site autárquico, em cm-lourinha.pt.