Município do Bombarral celebra protocolo de cooperação com a Universidade Lusófona

O Município do Bombarral assinou na tarde da passada sexta-feira, um protocolo de cooperação com a Universidade Lusófona com vista ao estudo, por parte dos alunos de Mestrado, da origem da Novena de Famões e à atribuição de uma Bolsa de Estudos.

Durante a cerimónia, Paulo Mendes Pinto, que dirige a área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona, admitiu sentir-se fascinado com os relatos recebidos sobre a tradição da Novena de Famões, e discutiu as suas possíveis origens.

Ainda sobre o património Cultural e Imaterial, o presidente da Câmara Municipal do Bombarral, Ricardo Fernandes, enalteceu a importância do estudo da Festa das Candeias, que acontece na aldeia de Famões, e destacou também a importância destas investigações para a população.

A Bolsa é referente à frequência do Mestrado em Ciência das Religiões e terá a duração de dois anos letivos, correspondente à parte curricular do curso e à elaboração da dissertação.

Palavras de Jorge Botelho Moniz, diretor do Mestrado em Ciência das Religiões, sobre as condições para o futuro Bolseiro encarregue de desenvolver um trabalho de investigação sobre a Novena de Famões, uma cerimónia religiosa que ocorre durante nove dias, com início no mês de janeiro antes da realização da festa em honra de Nossa Senhora da Purificação.

A oração é rezada apenas por homens, que se ajoelham junto ao altar, em frente da santa padroeira, terminando com uma ladainha em latim.