Museu da Lourinhã apresenta património paleontológico em Paris

O Museu da Lourinhã co-organiza o certame “Jurassic Deuil 2024”, em Deuil-La-Barre, Paris, que de 9 a 24 de março, apresenta uma exposição com fósseis e réplicas de fósseis de dinossauros, uma mostra de ilustrações científicas, palestras, documentários e atividades didáticas à Paleontologia e distribuídas por 5 espaços distintos da cidade.

De acordo com um comunicado enviado à redação da RCL, a exposição “De l’oeuf au Fossile : Le Parcours d’un Lourinhanosaurus“, explora o Património Paleontológico da Lourinhã. Tendo como peça central um bloco com ovos atribuídos a Lourinhanosaurus antunesi, descoberto nos anos 90, que foi recentemente revisitado pela equipa de Paleontologia do Museu da Lourinhã e da Universidade Nova de Lisboa. 

Os visitantes do evento são convidados a acompanhar este dinossauro carnívoro, desde o seu nascimento até à sua morte e fossilização. A mostra aborda ainda o mundo em que o Lourinhanosaurus viveu e os seus habitantes Jurássicos. A visita termina com os detalhes da descoberta e dos avanços científicos mais recentes. 

A exposição, patente na sala René Cassin, proporcionará ao público francês a possibilidade de ver diversos fósseis originais, desde ovos a esqueletos de dinossauro, pegadas, ossos de crocodilo e carapaças de tartaruga.

No espaço Maison des Arts, será exibida uma mostra de algumas das melhores ilustrações científicas que integraram as diferentes edições do Concurso Internacional de Ilustração de Dinossauros. Realizado pela primeira vez no ano 2000/2001, esta iniciativa do Museu da Lourinhã tem vindo a expandir-se durante as últimas décadas. No conjunto das 10 edições foram apresentados a concurso mais de 500 trabalhos, realizados por mais de 200 artistas de mais de 30 países, de todos os continentes.

Haverá também um ciclo de palestras, nos dias 10, 16 e 17 de março, na Sala de Festas e no Museu de História Local. 

O Museu da Lourinhã leva como parceiros o Dino Parque Lourinhã, a Universidade Nova de Lisboa, o aspirante Geoparque Oeste e a Sociedade Portuguesa de Paleontologia, contando com o apoio do Município da Lourinhã.