Museu da Lourinhã assinalou 38.º aniversário com inauguração da exposição “Da Pedra à Cal”

“Da Pedra à Cal” dá nome à nova exposição temporária do Museu da Lourinhã. Inaugurada na passada sexta-feira, a propósito do 38.º aniversário do museu, a exposição faz parte de um projeto, com o mesmo nome, que pretende dar a conhecer todo o processo desta substância, desde a extração à sua aplicação.

Carla Tomás, do Museu da Lourinhã, explica-nos em que consiste o projeto da Rota da Pedra à Cal.

É no forno da cal, na Ventosa, que terminará esta rota. Entre os objetivos está a produção de um documentário sobre o processo da cal.

O projeto de Requalificação do Forte de Paimogo, enquadrado nos EEA Grants, foi o grande impulsionador do projeto da Rota da Pedra à Cal. João Serra, vereador no município da Lourinhã, explica-nos a ligação entre os dois projeto.

Pretende-se que, no futuro, a exposição “Da Pedra à Cal” possa ser utilizada nas escolas, para que os professores possam explicar as técnicas de extração da pedra e a sua transformação em cal aos alunos.

Importância das parcerias

Vital Rosário, presidente da direção do museu, destacou a importância das parcerias que têm permitido ao museu continuar a ser uma referência nos domínios da etnografia, arqueologia e paleontologia.

Palavras de Vital Rosário, presidente da direção do Museu da Lourinhã, durante os festejos do 38.º aniversário da instituição.