Oeste CIM promoveu iniciativa para debate da Igualdade de Género na região
A Comunidade Intermunicipal do Oeste (Oeste CIM) promoveu na passada sexta-feira, dia 19 de Março, a segunda actividade do Projeto Oeste + Igual. A actividade ‘World Café’ teve como objectivo debater a igualdade de género na região. A “Violência no Namoro”, a “Desconstrução dos estereótipos de género nas escolhas vocacionais” e a “Conciliação entre as esferas profissional, familiar e pessoal” foram os temas que estiveram em debate.
Em comunicado enviado à nossa redacção, a Oeste CIM explica que a sessão de abertura ficou a cargo de Paulo Simões, Secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal do Oeste. Na actividade marcaram «presença Susana Ramos, Coordenadora da Unidade Nacional de Gestão EEAGrants Portugal, Sandra Ribeiro, Presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) e Sónia Fertuzinhos, especialista e doutoranda em Políticas Públicas. A iniciativa contou ainda com a intervenção de Mónica Ferro, do Fundo das Nações Unidas para a População.
Participaram na iniciativa online cerca de quarenta participantes, que foram divididos por pequenos grupos em três salas virtuais que funcionaram como espaço colaborativo e informal de para debate e troca de ideias. Com a partilha das percepções de cada indivíduo “pretendeu-se construir uma visão conjunta que concorra para o desenvolvimento de estratégias inovadoras para uma verdadeira mudança” na região.
Oeste + Igual é um projecto do Open Call#5 – Projectos para a promoção da igualdade entre mulheres e homens a nível local, promovido no âmbito do Programa Conciliação e Igualdade de Género, operado pela CIG e financiado pelo EEA Grants.