Paragem de Rápida Azul e Expressos da Praia da Areia Branca tem nova localização

A partir da passada segunda-feira (05/02), as carreiras Rápida Azul e Rede de Expressos passaram a ter paragem na Avenida António José do Vale, junto ao n.º 8A, na Praia da Areia Branca, e a paragem localizada na Rua das Caravelas, na mesma localidade, manter-se-á em vigor apenas para serviços interurbanos.

A União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia discorda da alteração da localização da Paragem da Rede de Expressos e Rápida Linha Azul na Praia da Areia Branca.

A RCL esteve à conversa com Pedro Margarido, Presidente da Junta da União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia, que explicou o porquê do executivo contestar esta decisão.

Pedro Margarido destacou também a descentralização da paragem e a falta de estacionamento no local.

O assunto foi abordado na reunião de câmara desta 4ª feira, 7 de fevereiro. Num esclarecimento, por escrito, enviado à RCL, de acordo com João Duarte Carvalho “Pela Rodoviária do Tejo, têm sido reportadas, ao longo dos anos 2022 e 2023, várias queixas dos utilizadores, relativamente aos atrasos constantes das carreiras urbanas, que se agravavam no período da época balnear, causados pelos constrangimentos de trânsito, na Praia da Areia Branca (zona residencial).” “Para solucionar a questão, a opção da Rodoviária do Oeste seria extinguir a paragem da Praia da Areia Branca, prejudicando assim os seus utilizadores.”

O presidente da autarquia explica que entre suprimir a paragem e mudar a sua localização, passamos a citar, “pareceu-nos preferível não retirar o conforto da existência de uma paragem próxima, dando um parecer que julgo equilibrado, justo e que assegura uma maior eficácia do serviço público de transporte aos cidadãos.”.

A decisão de alteração do local da paragem gerou também comentários negativos nas redes sociais, ao que João Duarte Carvalho acrescenta que “É normal e percebemos que alguns utilizadores habituados a essa paragem, não concordem com esta alteração de localização, contudo, a especificidade destas carreiras urbanas é servir todos os utilizadores, para que cheguem aos seus destinos de forma célere e pontual…”.

O presidente da Câmara Municipal da Lourinhã reforçou que com esta decisão se pretende que “…os atrasos nos serviços, sejam diminuídos/suprimidos.” e que “Também serão eliminadas sobrecargas desnecessárias de tráfego em zona residencial nessa localidade, mantendo as rotas de carreiras interurbanas na anterior paragem”.