Porbatata quer aumentar produção da batata em 20% nos próximos dois anos

A Porbatata – Associação da Batata de Portugal quer aumentar em 20% a produção deste tubérculo nos próximos dois anos, com recurso a uma campanha de promoção. Segundo o Notícias ao Minuto, que cita a Agência Lusa, a associação refere que o objetivo passa por aumentar a produção da batata no país, de modo a que a produção responda a, pelo menos, 70% das necessidades do consumo.

Com esta campanha, a Porbatata pretende impulsionar o consumo deste alimento no período de maior produção, que decorre de maio a setembro. A campanha conta com um investimento estimado que ultrapassa os 20.000 euros, valor que inclui também a divulgação em meios de comunicação internacionais.

O objetivo passa por mostrar que a batata portuguesa é “a mais fresca e saborosa, a mais próxima (e, por isso, com menos pegada ecológica) e a aliada indispensável numa alimentação saudável”.

 A promoção é feita com a marca criada pela associação em 2020, a ‘Miss Tata’, tendo a campanha como mote ‘Miss Tata, a favorita’. Este trabalho conta com a participação da chef Marlene Vieira, do tiktoker Gastão Reis (do it gastro), da avó Fernanda do projeto ‘A Avô veio Trabalhar’, da nutricionista lourinhanense Rita Teixeira e do produtor Carlos Marques.

Além das redes sociais, a ‘Miss Tata’ também será promovida na grande distribuição, numa parceria com a Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição (APED). A ‘Miss Tata’ estará em folhetos e outros materiais de comunicação nos pontos de venda dos hiper e supermercados aderentes desta iniciativa. A campanha de promoção da batata portuguesa será também divulgada pela Porbatata em órgãos de comunicação social especializados europeus. O objetivo é dar a conhecer a marca coletiva da batata portuguesa e estimular as exportações, numa altura em que este produto está a chegar ao mercado, acabado de colher.

O presidente da Porbatata, Sérgio Ferreira, lembra, em comunicado, que Portugal só produz entre 40% a 50% do total de batatas consumidas. “Sabemos que produzimos bem e com qualidade. Sabemos também que temos a capacidade para aumentar a produção. É muito importante investir em promoção e ultrapassar as dificuldades atuais para que a fileira se torne mais forte”, sublinhou.

Por sua vez, a diretora-geral adjunta APED, Mónica Ventosa, afirmou que o apoio à produção nacional é um “compromisso contínuo” da distribuição, “que tem procurado valorizar e aprofundar a relação com os produtores nacionais”.

Em 2021, as exportações de batata representaram mais de 18 milhões de euros, sendo que a União Europeia foi o principal mercado de destino. O destaque vai para Espanha, que absorve 48% das exportações nacionais em valor.

A produção de batata em Portugal é de cerca de 450.000 toneladas, enquanto o consumo ‘per capita’ ultrapassa os 90 quilos por ano. Esta campanha insere-se no projeto de promoção da batata portuguesa nos mercados externos, que é apoiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização.