PSD Oeste reuniu com empresários do sector agrícola da região
O Partido Social-democrata do Oeste voltou a reunir com empresários da região, por videoconferência, desta vez para discutir as dificuldades do sector agrícola no Oeste devido à pandemia de COVID-19. Nesta reunião participaram António Gomes (da Biofrade, Lourinhã), Domingos Santos (da Frutoeste – Cooperativa dos Hortofruticultores do Oeste da Azueira/Torres Vedras) e Vítor Napoleão (da Quinta da Portucheira – Matacães/Torres Vedras).
Em comunicado enviado à nossa redacção, os sociais-democratas referem que a preocupação dos empresários “é generalizada face à queda da procura interna”, devido ao encerramento dos mercados locais e da restauração. Os empresários apontaram ainda como preocupação “as dificuldades em manter linhas de exportação, com o encerramento de fronteiras e agravamento do custo do transporte”. Na nota, o PSD Oeste sublinha ainda que os “efeitos acumulados provocam um excesso de oferta, com consequente redução do preço de vendas e de rendimento aos produtores e a destruição de muita produção agrícola”.
“A esta situação soma-se a uma situação estrutural de dificuldades do sector, decorrente da baixa execução do PDR 2030, que tem impedido os investimentos que o sector necessita”, referem os sociais-democratas.
Os sociais-democratas consideram que “as medidas já apresentadas pelo Governo têm sido nulas”, de “coerência duvidosa”, e sublinham que é necessário resolver os problemas estruturais do sector. As preocupações dos empresários do sector agrícola vão ser transmitidas ao Governo, numa próxima reunião com deputados do partido que integram a Comissão de agricultura da Assembleia da República.