Recolhimento obrigatório às 13h e proibição de circulação entre concelhos este fim-de-semana

Este fim-de-semana vai ser proibido circular entre concelhos e a maioria dos municípios do país terá recolhimento obrigatório entre as 13h e as 5h00. Dos 278 concelhos do país, só 25 se encontram no nível de risco moderado (o nível mais baixo) e são, por isso, os únicos onde os habitantes não têm de recolher ao domicílio no fim-de-semana.

A medida foi anunciada esta quinta-feira pelo primeiro-ministro António Costa, depois de o Governo ter decidido “estender as regras actualmente em vigor” no combate à pandemia, no âmbito do novo Estado de Emergência, em vigor até 15 de Janeiro.

A proibição da circulação na via pública, depois das 13h, engloba todos os 12 municípios da Região Oeste. Na lista com os níveis de risco divulgada ontem (7 de Janeiro) pelo Governo, além dos 25 municípios de risco moderado, há 65 municípios no nível de risco elevado, 132 no nível muito elevado e 56 no nível extremamente elevado. O Concelho da Lourinhã encontra-se no patamar de risco elevado.

Os níveis de risco são baseados no total de novos casos por 100 mil habitantes entre 23 de Dezembro e 5 de Janeiro.

Primeiro-ministro admite novo confinamento

António Costa admitiu a possibilidade de um novo confinamento, semelhante ao de Março do ano passado, face ao aumento de casos de infecção nos últimos dias. Na quarta-feira, Portugal registou 10.027 novos casos de infecção por Covid-19, um novo máximo diário desde o início da pandemia.

Perante o crescimento de casos de infecção e de internamentos, o primeiro-ministro não escondeu que “provavelmente teremos de adoptar medidas mais restritivas, a partir da próxima semana” porque “cada dia pode contar”.

Na conferência de imprensa, após reunião do Conselho de Ministros, António Costa sublinhou que “o cenário que podemos ter como provável são medidas semelhantes àquelas que tivemos em Março, mas sem prejudicar o ano lectivo como aconselham os especialistas”, mantendo-se “o normal funcionamento das escolas”.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou também ontem que o confinamento “será um cenário inevitável”, caso o número de novos contágios por Covid-19 se mantiver nos valores recentes.

Na próxima terça-feira, 12 de Janeiro, António Costa vai reunir-se com os especialistas no Infarmed. Caso sejam adoptadas medidas mais restritivas, após a reunião, as medidas serão aplicada “de imediato”, garantiu.