Recriação Histórica: “Não é a evocação de um facto bélico, é a evocação de uma história”


Decorre até domingo, 16 de Julho, junto ao Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro, a Recriação Histórica & Mercado Oitocentista. “Da Guerra para a Paz” é o mote para a edição deste ano, evocando a história e não um facto bélico, nas palavras de José Tomé, Presidente da Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro.

São 200 recriadores que estão, no Vimeiro, este fim-de-semana oriundos de Espanha, França, Inglaterra e Canadá. O grupo de Recriação do Vimeiro surgiu em 2015, com alguns recriadores a somarem já cerca de 60 presenças em eventos desta natureza.

Durante o dia há atividades para todas as idades, desde teatro para os mais novos, as lições sobre a vida militar, no acampamento, espetáculos musicais, o mercado oitocentista, com destaque para os ofícios da época. Os dois momentos de recriação estão marcados para este sábado, às 22h, no campo de Batalha, próximo do Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro e no domingo, pelas 11h as escaramuças pelas ruas do Vimeiro e o assalto à igreja. José Tomé, destaca a importância histórica da Batalha do Vimeiro para o país.

Até às 20h30 de domingo, faça uma viagem no tempo, recuando a 1808, para viver a História, no Vimeiro.
A Recriação Histórica & Mercado Oitocentista é um evento organizado pela Câmara Municipal da Lourinhã, em parceria com a Junta de Freguesia do Vimeiro, a Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro e a Associação Napoleónica Portuguesa.