Reservas da Biosfera portuguesas unem-se para primeiro festival ambiental

As Reservas da Biosfera (RB) portuguesas vão ser palco, pela primeira vez, de um festival que une a biodiversidade destes lugares classificados pela UNESCO a uma programação recheada de atividades. De 21 de abril a 7 de maio, há passeios e visitas guiadas, oficinas artísticas, cozinha ao vivo, exposições, debates e música, entre outros.

Para o primeiro dia do Festival das Reservas da Biosfera de Portugal, em Santana, está previsto a abertura da Feira Agrícola, uma exposição “Geodiversidade na Reserva”, o Seminário “Reserva da Biosfera Desafios e Potencialidades” e uma sessão de cinema “Cartas de Fora”, de Luís Miguel Jardim. Já na ilha da Graciosa, acontece a inauguração de várias exposições, música, ateliês, palestras, gastronomia e divulgação da Marca Biosfera Açores, no Picadeiro António Maria da Cunha.

O segundo dia é reservado a showcookings sobre a famosa queijada da Graciosa e o caldo de peixe, na RB da Ilha Graciosa. Na RB de Santana o dia é pontuado por uma Feira do Pão e Artesanato com a presença de várias instituições do concelho e um “BioBlitz Laurissilva@night”. Na RB da Ilha do Porto Santo haverá as comemorações do Dia Mundial da Terra, e na RB das Berlengas a oficina “Palavras em movimento…na biosfera!”.

O evento pretende valorizar o território, o desenvolvimento económico e sustentável da rede de Reservas da Biosfera em Portugal. Em simultâneo, pretende acrescentar valor e conhecimento científico aos territórios portugueses classificados pela UNESCO, através da partilha de conhecimento e boas práticas entre cidadãos e residentes, entidades públicas e privadas. As restantes 9 reservas aderentes participam através da realização de “eventos espelho” promovidos localmente, envolvendo instituições e população residente nesses territórios.

O festival é promovido pela Quaternaire, em colaboração com as Reservas da Biosfera de Portugal, e decorre no âmbito do Projeto “Reservas da Biosfera: territórios sustentáveis, comunidades resilientes”.

As entradas são gratuitas, mas a maioria das atividades estão sujeitas a inscrição prévia e com vagas limitadas. Mais detalhes sobre o festival podem ser consultados aqui.