Situação COVID-19 no Concelho da Lourinhã

A Câmara Municipal da Lourinhã aprovou o Plano de Contingência Municipal devido ao COVID-19. Fonte da autarquia disse-nos que, até ao momento, não há a registar no concelho pessoas com sintomas da doença.

A mesma fonte sublinhou que estamos numa fase de risco de nível baixo. Apesar disso, a autarquia já discutiu algumas medidas que podem vir a ser implementadas face a esta situação.

O encerramento de espaços públicos, de edifícios municipais e o cancelamento de actividades culturais e desportivas são algumas das medidas que podem vir a ser tomadas, caso se justifique. O Município pretende agir de forma concertada face à situação.

No que às escolas diz respeito, os Agrupamentos de Escolas do Concelho têm seguido as recomendações da Direcção-Geral da Saúde face ao risco de contágio de COVID-19.

No Agrupamento de Escolas da Lourinhã está a ser feito um aconselhamento aos alunos de comportamentos de protecção a adoptar. O director do agrupamento, Bruno Santos, disse-nos ainda que está a ser feito um reforço da limpeza em todos os estabelecimentos, nomeadamente com a limpeza regular de maçanetas de portas.

Bruno Santos disse-nos ainda que não há a registar nenhum caso suspeito de coronavírus no agrupamento. Contudo, existe uma grande apreensão em toda a comunidade educativa face a esta temática.

Já no Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente, foi elaborado um Plano de Contingência para fazer face à propagação da doença. A sensibilização dos alunos é uma das medidas que está a ser tomada nas escolas.

O director deste agrupamento, Pedro Damião, disse-nos que as visitas de estudo para fora do Concelho foram canceladas. Já as actividades que se realizem no território do concelho vão manter-se.

De salientar que nos dois agrupamentos existe, em todas as escolas, salas de isolamento para alunos, professores e/ou funcionários, caso surja algum caso suspeito de COVID-19.

Referir também que o Dino Parque está a funcionar com normalidade, estando a seguir as directrizes da Direcção-Geral da Saúde. Para prevenir a propagação da doença, o parque temático reforçou os cuidados de higienização nos locais mais propícios à propagação do vírus, dentro dos edifícios.