Torres Vedras: município quer reduzir sazonalidade do turismo
A Câmara de Torres Vedras quer reduzir até 2028 a sazonalidade das dormidas turísticas, de 40,1% para 32%, e aumentar de 2,2 para 2,5 a média de dias de estadia, segundo o plano estratégico de desenvolvimento turístico.
O plano, agora apresentado, define um rumo estratégico para os próximos anos, nomeadamente pelo reforço da atratividade turística, promoção do destino junto de públicos-alvo e promoção da cooperação e trabalho em rede.
Contempla 43 ações para um horizonte até 2028, entre as quais a atração de investidores e novos negócios, o envolvimento e apoio dos residentes, maior articulação entre agentes turísticos e aumento da consciencialização para a importância da sustentabilidade.
Mar; vinho; património e tradições; paisagem protegida; cultura e criatividade são os “produtos âncora” em que se pretende centrar a aposta do município. Em comunicado, a autarquia explica que, para isso, propõe-se a criação de sete clusters, ou seja, equipas compostas por técnicos municipais e agentes económicos que irão partilhar ideias e decidir ações futuras na sua área de atuação.
Segundo o documento, a atividade turística no concelho registou, em 2022, o melhor ano de sempre, tendo atingido nos últimos três anos um crescimento de 8% nas dormidas e de 6% no número de hóspedes.
Elaborado pelo IPDT – Turismo e Consultoria e pela Câmara Municipal de Torres Vedras, o plano encontrando-se em discussão pública até ao dia 2 de junho.