Vacinação contra a COVID-19 vai arrancar em Janeiro

A população portuguesa vai começar a ser vacinada contra a Covid-19 já em Janeiro. O anúncio foi feito ontem, 3 de Dezembro, por Francisco Ramos, coordenador do grupo de trabalho criado pelo Governo para definir o plano de vacinação. Segundo o responsável, os principais objectivos do plano são “reduzir a mortalidade” e os “internamentos em unidades de cuidados intensivos”.

Numa primeira fase, vão ser vacinadas as pessoas com 50 ou mais anos com doenças graves – como insuficiência cardíaca, doença coronária, insuficiência renal ou doença respiratória crónica. Estão também incluídos idosos residentes em lares e pessoas internadas em unidades de cuidados continuados, bem como os profissionais destas estruturas. Neste lote, estão também profissionais de saúde directamente envolvidos na prestação de cuidados a doentes e profissionais das Forças Armadas e forças de segurança.

Na segunda fase do plano de vacinação estão incluídas pessoas com 65 ou mais anos, com ou sem patologias, que não tenham sido vacinadas na primeira fase. Estão também incluídas pessoas entre os 50 e 64 anos, com patologias como diabetes, neoplasia maligna activa, doença renal crónica, insuficiência hepática, obesidade e hipertensão arterial.

Na terceira e última fase do plano de vacinação da Covid-19 está contemplada o resto da população, caso sejam cumpridos os calendários de chegada das vacinas.

A Ministra da Saúde, Marta Temido, já tinha anunciado que a vacina será gratuita e que a vacinação vai ser feita através do Serviço Nacional de Saúde. Portugal adquiriu cerca de 22 milhões de doses, num investimento que está entre os 180 e os 200 milhões de euros. Neste momento, há acordos assinados com seis fabricantes.