Valorsul introduz robot com inteligência artificial em centro de triagem de resíduos

A Valorsul, entidade responsável pela gestão de resíduos urbanos na Grande Lisboa e Região Oeste, tornou-se pioneira em Portugal com a introdução do primeiro robot com Inteligência Artificial num centro de triagem de resíduos.
Desenvolvido em colaboração com a Sociedade Ponto Verde e a Tetra Pak, esta tecnologia de triagem digital automatizada da Recycleye é, de acordo com a Valorsul, “uma solução inovadora que responde ao desafio de melhorar a reciclagem em Portugal”.
Este equipamento, dotado com Inteligência Artificial, utiliza uma “visão computacional e robótica de grande precisão para identificar e separar automaticamente os materiais que passam pelo tapete transportador, fornecendo dados detalhados e em tempo real sobre a composição dos resíduos”.
Este tipo de robots pode ainda ser reprogramado para lidar com mudanças nos tipos de resíduos a separar, o que assegura uma maior flexibilidade operacional.
Para a Valorsul, a robotização do centro de triagem de embalagens irá no futuro “diminuir o impacto de tarefas manuais mais repetitivas e pesadas”. A Sociedade Ponto Verde defende que “é essencial a colaboração com os vários intervenientes desta cadeia de valor, em particular com os Sistemas de Gestão de Resíduos Urbanos”, a entidade reafirma “o seu compromisso com a Inovação”, co-financiando este projeto baseado em Inteligência Articial.
A Valorsul pretende continuar a investir em soluções automatizadas baseadas em Inteligência Artificial, de modo a “contribuir para uma maior eficiência das instalações de triagem e para uma maior consistência e precisão na separação de resíduos”.
Também a EGF, empresa europeia da qual a Valorsul faz parte, pretende disponibilizar soluções que considera inovadoras, como a robotização de centros de triagem, em outras empresas do Grupo, para “contribuir continuamente para uma abordagem mais sustentável e eficaz do tratamento de resíduos em todo o país”.