Vanda Oliveira é a nova provedora da Santa Casa da Misericórdia da Lourinhã

Vanda Oliveira é a nova provedora da Santa Casa da Misericórdia da Lourinhã e a primeira mulher à frente da instituição no concelho. A tomada de posse dos novos Órgãos Sociais decorreu esta segunda-feira, no futuro espaço museológico, depois da eleição que decorreu a 14 de Dezembro de 2020. Na sua primeira intervenção enquanto provedora, Vanda Oliveira sublinhou que “mais importante que os cargos, é o saber fazer em prol da instituição”.

A reestruturação financeira da instituição foi a “missão principal” do mandato anterior – uma intenção que se mantém para os próximos quatro anos. A criação de “receita extraordinária”, para manter a sustentabilidade da instituição e a conclusão do espaço museológico são alguns dos objectivos estabelecidos para os próximos anos.

A Santa Casa da Misericórdia da Lourinhã espera agora pela aprovação de uma candidatura ao Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES) para a realização de obras no lar. As obras estão orçadas em 400 mil euros, sendo comparticipadas em 75%. Segundo Vanda Oliveira, só com este apoio será possível realizar as obras no espaço.

Instituição autónoma  

Vanda Oliveira aproveitou a ocasião para agradecer à Câmara da Lourinhã e à União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia pelo apoio prestado ao nível da reconstrução do futuro espaço museológico. As obras neste espaço contaram ainda com o apoio do Fundo Rainha D. Leonor, em cerca de 165 mil euros.

A provedora aproveitou para recordar que a Santa Casa da Misericórdia da Lourinhã – assim como todas as outras do país –, é uma instituição autónoma e independente, não recebendo ajudas ou apoios da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

O antigo provedor da Santa Casa da Misericórdia da Lourinhã, Álvaro Fidalgo, esteve ao serviço da instituição durante 35 anos, o que considera ter sido uma “honra” e um “privilégio”. A construção da creche, do jardim-de-infância e do lar foram alguns dos momentos recordados por Álvaro Fidalgo.

Álvaro Fidalgo assume agora o cargo de presidente da Mesa da Assembleia-geral. Os órgãos sociais agora empossados vão estar em funções até 2024. A aquisição de uma nova viatura e a realização de obras no ATL são outros dos objectivos da Santa Casa da Misericórdia da Lourinhã.