10.ª edição de Livros a Oeste acontece de 10 a 14 de maio – e traz novidades

“A linguagem é um vírus” é o mote do Festival Literário Livros a Oeste. O evento, que celebra este ano a sua 10.ª edição, acontece de 10 a 14 de maio, na Lourinhã. Depois de uma edição “Reencontro” com o público, com iniciativas presenciais e em live stream nas redes sociais, a edição deste ano acontece em formato presencial.

Um evento “com outro sabor” quando o encontro é “olhos nos olhos”, como referiu José Tomé, vereador da Cultura na Câmara Municipal da Lourinhã.

A programação deste ano apresenta várias novidades. Uma preocupação, diz o autarca, que se mantém desde a primeira edição e que tem contribuído para a fidelização do público.

João Morales é desde a 1.ª edição o programador do Festival Literário. Abranger todos os tipos de público – desde o público geral ao público escolar -, é uma das preocupações da organização. Algo que não é deixado de lado nesta edição.

10.ª edição chega com novidades

O festival arranca com a sessão de inauguração, que acontece a 10 de maio, pelas 10h, no Auditório da AMAL. A abertura do evento vai contar com a presença de Jorge Serafim, momento em que será também feita a entrega dos Prémios de Contos Livros a Oeste.

À semelhança das edições anteriores, para além de literatura, a programação do evento contempla exposições, teatro e música. “Diário de uma quarentena em risco” é a exposição que vai poder ser vista na Galeria Municipal da Lourinhã, ao longo do Festival Literário. Uma exposição do cartoonista Nuno Saraiva, que retrata os medos e dúvidas durante a pandemia.

A 10.ª edição do evento chega recheada de novidades. Entre elas a oficina “Roubei um livro na cabine de leitura e hoje vou ler”. O programador do festival explica em que consiste esta “experiência imersiva”.

“A poesia é que nos cura…” é outra das novidades do festival. Um momento de partilha de poesia, onde não só os autores mas também os participantes são convidados a partilhar os seus poemas. Um espaço informal, em ambiente de tertúlia, que vai acontecer no bar Consultório Taberna.

A programação do Festival Literário contempla ainda um momento dedicado a autores locais. A 14 de maio, último dia do evento, António Botto Quintans, Salvador Ferreira e Ana Paula Almeida vão estar à conversa com João Morales sobre os seus mais recentes livros, numa sessão aberta ao público.

Em paralelo com o festival, a Praça José Máximo da Costa (em frente à Câmara Municipal) acolhe, de 6 a 15 de maio, a Feira do Livro – um espaço que vai funcionar das 10h às 20h. A programação completa do Festival Literário Livros a Oeste pode ser consultada aqui.