“Quantas histórias cabem numa história?” – Livros a Oeste decorre na Lourinhã de 11 a 15 de Maio

Foto: CML

“Quantas Histórias Cabem Numa História?” é o mote do Festival Literário Livros a Oeste, que este ano decorre entre 11 e 15 de Maio no Concelho da Lourinhã.

Depois de ter sido cancelado o ano passado por causa da pandemia, o festival organizado pelo Município da Lourinhã, desde 2012, regressa este ano com uma programação abrangente e diversificada. Em comunicado enviado à nossa redacção, o município explica que por causa da pandemia a programação do festival vai ser transmitida maioritariamente online, “assegurando o conforto dos espectadores, a diversidade de conteúdos, a fruição das sessões destinadas ao público escolar”, evitando os aglomerados de pessoas no decorrer do festival.

Para que o festival alcance o maior número de pessoas possíveis, o município estabeleceu algumas parcerias com canais de divulgação online (como o Público na Escola, Deus Me Livro, Letra Pequena, Rádio Miúdos, que também apoia e coordena a RibaRádio, uma Rádio Escolar desenvolvida com alunos da Escola de Ribamar), onde vão ser transmitidas algumas sessões. Segundo a autarquia, estas parcerias têm como objectivo “ampliar a audiência do festival, um dos mais importantes indicadores do seu sucesso e relevância, refletindo a actividade do município no plano cultural, mas também na sua vertente pedagógica”.

Nesta edição o Festival Literário irá apresentar uma programação direccionada para um público mais jovem, em idade escolar, tal como aconteceu nas edições anteriores. Este ano, mantém-se o Prémio de Contos Livros a Oeste, reconhecendo os melhores contos escritos por alunos do 3.º ciclo e do Ensino Secundário.

O programador do Festival Literário, João Morales, sublinha, na nota, que a transmissão online “vai permitir ampliar o leque de convidados (contornando a distância geográfica) e criar novos formatos”. As sessões destinadas ao público escolar, para além de serem visionadas nos estabelecimentos de ensino do concelho, como é habitual, “passam a estar acessíveis a todos os outros professores do país, que podem programá-las para os seus alunos”, realçou o responsável.

O programa completo do Festival Literário Livros a Oeste irá ser divulgado brevemente.